terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

SOCIOLOGIA

Tema:   Cultura Material e imaterial; patrimônio e diversidade cultural no Brasil.


A  ideia básica quando se trabalha o termo CULTURA  no Enem é  atentar para  PLURALIDADE da  cultura brasileira.  Um imenso conjunto de produções materiais e imateriais que reflete a própria DIVERSIDADE  de uma NAÇÃO miscigenada.
Entendemos como CULTURA IMATERIAL o conjunto de saberes, habilidades ,crenças,práticas, modo de ser  das pessoas.  Desta forma podem ser considerados bens imateriais: conhecimentos enraizados no cotidiano das comunidades; manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas; rituais e festas que marcam a vivência coletiva da religiosidade, do entretenimento e de outras práticas da vida social; além de mercados, feiras, santuários, praças e demais espaços onde se concentram e se reproduzem práticas culturais.
Na relação de bens imateriais brasileiros estão  ,por exemplo, o samba-enredo, o samba de roda do Recôncavo Baiano, o Tambor de Crioula do Maranhão,o coco  de roda  da Ilha de Itamaracá,o frevo pernambucano,a Capoeira,a Feira de Caruaru,a renda do Ceará; a Festa do Círio de Nazaré,o modo artesanal de fazer o pão de queijo de Minas,o acarajé,a cerâmica marajoara,os bonecos gigantes de Olinda, o Maracatu da Zona da Mata pernambucana e tantos outros.
Por outro lado, a CULTURA MATERIAL engloba os bens  culturais  classificados  segundo sua natureza: arqueológicos ( as pinturas rupestres em São Raimundo Nonato,Piauí ou o Parque dos  Dinossauros,em Sousa, Paraíba), paisagístico (Cataratas do Iguaçu,no Paraná, ou Lençóis, na Bahia ); históricos (Ouro Preto,Minas Gerais ou Olinda,Pernambuco) e etnográficos ( telas ou livros, por exemplo.)
Assim  a cultura material  inclui os imóveis  (prédios, conjuntos arquitetônicos, edificações, monumentos,praças,sítios históricos) e móveis (coleções arqueológicas,acervos museológicos,documentais,bibliográficos,arquivísticos,videográficos,fotográficos e cinematográficos.  

PATRIMÔNIO CULTURAL  é o conjunto de BENS  MATERIAIS  e  IMATERIAIS considerado importante para a IDENTIDADE do povo brasileiro.
 Segundo artigo 216 da Constituição Federal, configuram  patrimônio “as formas de expressão; os modos de criar; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; além de conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.”
No Brasil, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é responsável por promover e coordenar o processo de preservação e valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro, em suas dimensões material e imaterial.
Conservar o patrimônio cultural é resgatar a MEMÓRIA (armazenar  o passado,fazê-lo chegar até às novas gerações).
A  DIVERSIDADE   OU  PLURALISMO  CULTURAL do Brasil resulta das três matrizes de nossa formação social:  indígena, lusitana e africana e que tão bem se expressa através dos “Brasis”:  caboclo, sertanejo,caipira,crioulo,sulista.

ABORDAGENS  NAS  PROVAS  DO  ENEM  ( COMENTADAS )

Questão 1

No final do século XIX, as Grandes Sociedades carnavalescas alcançaram ampla popularidade entres os foliões cariocas. Tais sociedades cultivavam um pretensioso objetivo em relação à comemoração carnavalesca em si mesma: com seus desfiles de carros enfeitados palas principais ruas da cidade, pretendiam abolir o entrudo (brincadeira que consistia em jogar água nos foliões) e outras práticas difundidas entre a população desde os tempos coloniais, substituindo-os por forma de diversão que consideravam mais civilizadas, inspiradas nos carnavais de Veneza. Contudo, ninguém parecia disposto a abrir mão de suas diversões para assistir ao carnaval das sociedades. O entrudo, na visão dos seus animados praticantes, poderiam coexistir perfeitamente com os desfiles.

 PEREIRA, C.S. Os senhores da alegria: a presença das mulheres nas Grandes Sociedades carnavalescas cariocas em fins do século XIX. In: CUNHA, M.C.P. Carnavais e outras frestas: ensaios de história social da cultura. Campinas: Unicamp; Cecult, 2002 (adaptado). 

Manifestações culturais como o carnaval também têm sua própria história, sendo constantemente reinventadas ao longo do tempo. A atuação das Grandes Sociedades, descritas no texto, mostra que o carnaval representava um momento em que:

 a) Distinções sociais eram deixadas de lado em nome da celebração.
 b) Aspirações cosmopolitas de elite impediam a realização da festa fora dos clubes.
 c) Liberdades individuais eram extintas pelas regras das autoridades públicas.
 d) Tradições populares se transformavam em matéria de disputas sociais.
 e) Perseguições policiais tinham caráter xenófobo por repudiarem tradições estrangeiras.

 RESPOSTA :  LETRA D

 O texto trabalha com o contexto da consolidação das Grandes Sociedades carnavalescas, mais ou menos como as conhecemos hoje com “desfiles de carros enfeitados pelas principais ruas da cidade”. A ideia era sobrepor-se ao entrudo, manifestação cultural tida como incivilizada, imprópria, revelando a disputa social em torno de tradições populares, o que revela uma disputa de poder na sociedade do final do século XIX, concentrada em eliminar elementos que explicitassem um passado escravista.

QUESTÃO  2 

No dia 1º de julho de 2012, a cidade do Rio de Janeiro tornou-se a primeira do mundo a receber o título da Unesco de Patrimônio Mundial como paisagem Cultural. A candidatura, apresentada pelo instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi aprovada durante a 36º Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial. O presidente do Iphan explicou que a “a paisagem carioca é a mais explícita do que podemos chamar de civilização brasileira, com sua originalidade, desafios, contradições e possibilidades”. A partir de agora, os locais da cidade valorizados com o título da Unesco serão alvo de ações integradas visando a preservação da sua paisagem cultural.
 Disponível em: www.cultura.gov.br. Acesso em 7 mar. 2013 (adaptado)

 O reconhecimento da paisagem em questão como patrimônio mundial deriva da

 a) Presença do corpo artístico local.
 b) Imagem internacional da metrópole.
 c) Herança de prédios da ex-capital do país.
 d) Diversidade de culturas presente na cidade.
 e) Relação sociedade-natureza de caráter singular 

RESPOSTA:  LETRA E

Fica claro, segundo o texto do enunciado, que as complexidades da Natureza peculiar e a originalidade social do Rio de Janeiro se integram fazendo surgir uma identidade nacional, mencionada como uma “paisagem cultural”. 

QUESTÃO  3 

O folclore é o retrato da cultura de um povo. A dança popular e folclórica é uma forma de representar a cultura regional, pois retrata seus valores, crenças, trabalho e significados. Dançar a cultura de outras regiões é conhecê-la, é de alguma forma se apropriar dela, é enriquecer a própria cultura.

BREGOLATO, R. A. Cultura Corporal da Dança. São Paulo: Ícone, 2007.

As manifestações folclóricas perpetuam uma tradição cultural, é obra de um povo que a cria, recria e a perpetua.

Sob essa abordagem deixa-se de identificar como dança folclórica brasileira

A) o  Bumba-meu-boi,  que  é  uma  dança  teatral  onde  personagens  contam  uma  história  envolvendo  crítica social, morte e ressurreição.

B) a Quadrilha das festas juninas, que associam festejos religiosos a celebrações de origens pagãs envolvendo as colheitas e a fogueira.

C) o Congado, que é uma representação de um reinado africano onde se homenageia santos através de música, cantos e dança.

D) o  Balé,  em  que  se  utilizam  músicos,  bailarinos  e  vários  outros  profissionais  para  contar  uma  história  em forma de espetáculo.

E)o Carnaval, em que o samba derivado do batuque africano é utilizado com o objetivo de contar ou recriar uma história nos desfiles.

RESPOSTA: D

O texto faz referência a danças folclóricas praticadas no Brasil. As alternativas A
B  C  e E  indicam danças tradicionais,  que  traduzem  um  recorte  regional  local  ou  foram  adaptadas  de  expressões  culturais  estrangeiras. Tais danças buscam a construção de uma identidade nacional e histórica, enquanto o balé, citado na alternativa D,representa uma performance de movimentos, um estilo de dança criado no século XVI, na Itália.

Questão 4



A pintura rupestre acima, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa
a) o conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de colonização do Brasil.
b) a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros.
c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil.
d) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos.
e) a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial.

RESPOSTA:  LETRA C

A imagem mostra uma pintura rupestre, ou pictoglifo, que são imagens feitas em paredes de cavernas. Apesar de não haver certeza sobre seu verdadeiro significado, é certo que mostram aspectos do cotidiano das populações responsáveis por sua produção. Os  anacronismos estão presentes nas  alternativas A,D e E.

QUESTÃO  5  :

A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreende-lo historicamente.

MINAS GERAIS. Cadernos do Arquivo 1: Escravidão em Minas Gerais. Belo Horizonte: Arquivo Público Mineiro, 1988.

 Com base no texto, a análise de manifestações culturais de origem africana, como a capoeira ou o candomblé, deve considerar que elas

A) Permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos.
B) Perderam a relação com o seu passado histórico.
C) Derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira.
D) Contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil atual.
E) Demonstram a maior complexidade cultural dos africanos em relação aos europeus.

RESPOSTA:  LETRA C

O texto exige que o aluno compreenda a relação da herança cultural africana e a experiências histórica brasileira. Essas experiências podem ser verificadas através de manifestações culturais como a capoeira e o candomblé. Assim, as pesquisas históricas tem a função de compreender as especificidades culturais brasileiras.

QUESTÕES  PARA  RESPONDER 

 Questão 1
                                  Guardar
Guardar uma coisa não é escondê-la ou trancá-la.
Em cofre não se guarda coisa alguma.
Em cofre perde-se a coisa à vista.
Guardar uma coisa é olhá-la, fitá-la, mirá-la por
admirá -la, isto é, iluminá-la ou ser por ela iluminado.
Guardar uma coisa é vigiá-la, isto é, fazer vigília por
ela , isto é, velar por ela, isto é, estar acordado por ela,
isto é, estar por ela ou ser por ela.
Por isso melhor se guarda o voo de um pássaro
Do que um pássaro sem voos.
Por isso se escreve, por isso se diz, por isso se publica,
por isso se declara e declama um poema:
Para guardá-lo:
Para que ele, por sua vez, guarde o que guarda:
Guarde o que quer que guarda um poema:
Por isso o lance do poema:
Por guardar-se o que se quer guardar.

(MACHADO, G.In:
MORICONI, I. (org.).
Os cem melhores poemas brasileiros do século.
Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.)


A memória é um importante recurso do patrimônio cultural de uma nação. Ela está presente nas lembranças do passado e no acervo cultural de um povo. Ao tratar o fazer poético como uma das maneiras de se guardar o que se  quer, o texto

A) ressalta a importância dos estudos históricos para a construção da memória social de um povo.
B) valoriza as lembranças individuais em detrimento das narrativas populares ou coletivas.
C) reforça a capacidade da literatura em promover a subjetividade e os valores humanos.
D) destaca a importância de reservar o texto literário àqueles que possuem maior repertório cultural.
E) revela a superioridade da escrita poética como forma ideal de preservação da memória cultural.


Questão 2



A lei que transforma o  funk em patrimônio cultural imaterial do Rio de Janeiro foi aprovada em 2009.
A principal razão para esse reconhecimento legal está associada à política de:
(A) defesa de ritmos brasileiros
(B) inclusão de grupos políticos
(C) projeção de jovens intérpretes
(D) valorização de manifestações populares
(E)  diminuição da criminalidade entre os jovens suburbanos

QUESTÃO 3

                           NÃO TEM TRADUÇÃO

 “O cinema  falado é o grande culpado da transformação
Dessa gente que pensa que um barracão prende mais que um xadrez
Lá no morro, se eu fizer uma falseta
A Risoleta se esquece logo do francês e do inglês
A gíria que o nosso morro criou
Bem cedo a cidade aceitou e usou
Mais tarde o malandro deixou de dançar dando pinote
Na gafieira, dançando o foxtrot
Essa gente hoje em dia que tem a mania de exibição
Não se lembra que o samba não tem tradução no idioma francês
Tudo aquilo que o malandro pronuncia, com voz macia, é brasileiro, já passou de português
Amor lá no morro é amor ‘pra chuchu’
As rimas do samba não são ‘I love you’
E esse negócio de ‘alô’, ‘alô boy’, ‘alô Johnny’
Só  pode ser conversa de telefone...”

                                           (Noel Rosa, 1933.)



As menções ao português, ao inglês e ao francês na letra da música “Não tem tradução”,referem-se à influência estrangeira na vida brasileira, do ponto de vista econômico e cultural.
No contexto das discussões nacionalistas da década de 1930, é possível considerar o autor como mais uma voz que se pronuncia para reforçar a seguinte característica da época:

(A) exaltação da cultura popular, que absorvia de forma criativa a influência externa.
(B)  crítica à presença cultural portuguesa, que reproduzia a dominação do período colonial.
(C) discordância da valorização das culturas regionais, que deturpavam o sentimento nacional.
(D) incentivo à destruição da cultura tradicional, que mantinha o conservadorismo da sociedade.
(E)  rejeição à diversidade cultural, numa tentativa de preservar a identidade nacional.


QUESTÃO 4

No espaço urbano, embora predominem as formas geográficas elaboradas no tempo presente, encontram-se objetos  geográficos de outros momentos da sua constituição–
as heranças socioespaciais.

Centro histórico

Igreja São Francisco

O tempo passado materializado no presente do espaço urbano representado nas fotografias acima pode ser  identificado nos versos:

a)
Jovem senhora com mais de 400 anos
Ostenta com orgulho sua bandeira
A terceira capital mais antiga brasileira
Onde o sol nasce primeiro

(adaptado de: Jamaveira)

 b)
Repousemos na pedra de Ouro Preto,
Repousemos no centro de Ouro Preto:
São Francisco de Assis! igreja ilustre, acolhe,
À tua sombra irmã, meus membros lassos.

(MENDES, Murilo. Poesia completa e prosa. Org. Luciana Stegagno Picchio. Rio de Janeiro:
Nova Aguila.1994.p 460)


 c)
... é chegar logo ao Recife,
derradeira ave-maria
do rosário, derradeira
invocação da ladainha,
Recife, onde o rio some
e esta minha viagem se finda.

João Cabral de Melo Neto – Morte e vida Severina)


 d)
Minha São Paulo calma e serena,
Era pequena, mas grande demais.
Agora cresceu mas tudo morreu,
O lampião de gás que saudade me traz.

(Zica Bérgami – Lampião de Gás)


 e)
Em tuas ruas caminharei minha vida
em tuas praias contarei estrelas com meus amores
Porque tu és minha maravilhosa estadia
minha maior companhia
Cidade Maravilhosa em teu âmago  encenarei
a fábula dos meus dias.

(Andrew Clímaco – Cidade Maravilhosa Revisitada)


QUESTÃO 5

 Em 1958, a seleção brasileira foi campeã mundial pela primeira vez. O texto foi extraído  da crônica "A alegria de ser brasileiro", do dramaturgo Nelson Rodrigues, publicada naquele ano pelo  jornal "Última Hora".

"Agora,  com a chegada da equipe imortal, as lágrimas rolam. Convenhamos que a seleção as merece. Merece por tudo: não só pelo futebol, que foi o mais belo que os olhos mortais já contemplaram, como  também pelo seu maravilhoso índice disciplinar. Até este Campeonato, o brasileiro julgava-
se um  cafajeste nato e hereditário. Olhava o inglês e tinha-lhe inveja. Achava o inglês o sujeito mais fino, mais  sóbrio, de uma polidez e de uma cerimônia inenarráveis. E, súbito, há o Mundial. Todo mundo baixou o  sarrafo no Brasil
. Suecos, britânicos, alemães, franceses, checos, russos, davam botinadas em penca. Só o  brasileiro se mantinha ferozmente dentro dos limites rígidos da esportividade. Então, se verificou o  seguinte: o inglês, tal como o concebíamos, não existe. O único inglês que apareceu no Mundial foi o brasileiro. Por tantos motivos, vamos perder a vergonha (...), vamos sentar no meio-fio e chorar. Porque é  uma alegria ser brasileiro, amigos".

Além de destacar a beleza do futebol brasileiro, Nelson Rodrigues quis dizer
que o comportamento dos  jogadores dentro do campo

a) foi prejudicial para a equipe e quase pôs a perder a conquista da copa do mundo.
b) mostrou que os brasileiros tinham as mesmas qualidades que admiravam nos europeus, principalmente nos ingleses.
c) ressaltou o sentimento de inferioridade dos jogadores brasileiros em relação aos europeus, o que os impediu de revidar as agressões sofridas.
d) mostrou que o choro poderia aliviar o sentimento de que os europeus eram superiores aos brasileiros.
e) mostrou que os brasileiros eram iguais aos europeus, podendo comportar-
se como eles, que não respeitavam os limites da esportividade.


QUESTÃO 6



De acordo com a história em quadrinhos protagonizada por Hagar e seu filho Hamlet, pode-se afirmar que a postura de Hagar

a) valoriza a existência da diversidade social e de culturas, e as várias representações e explicações desse universo.
b) desvaloriza a existência da diversidade social e as várias culturas, e determina uma única explicação para esse universo.
c) valoriza a possibilidade de explicar as sociedades e as culturas a partir de várias visões de mundo.
d) valoriza a pluralidade cultural e social ao aproximar a visão de mundo de navegantes e não -navegantes.
e) desvaloriza a pluralidade cultural e social, ao considerar o mundo habitado apenas pelos navegantes

QUESTÃO 7

Toda intervenção destinada a manter a integridade de um objeto pertencente ao Patrimônio Cultural é definida como:

(A) salvaguarda;
(B) conservação;
(C) restauração;
(D) consolidação;
(E) reconstrução.

QUESTÃO 8


Os sociólogos consideram que o Carnaval é uma das mais  importantes manifestações da cultura popular brasileira. Assinale o que for correto
 sobre  a abordagem sociológica dessa festa popular.
  
a) A expressiva participação das camadas populares em festas como o Carnaval indica como, no Brasil, as desigualdades socioeconômicas não impedem  o acesso das classes trabalhadoras às mais diversas manifestações culturais.
b) Festas populares, como o Carnaval, impedem o encontro dos grupos, das classes sociais e das diferentes etnias. 
c) A festa carnavalesca permite que papéis sociais sejam invertidos; contudo, essa inversão da vida diária também  se sustenta para além do período carnavalesco. 
d) Por meio do Carnaval, a Sociologia consegue revelar as estruturas de uma sociedade igualitária  e marcada por definições de papéis que facilitam
a mobilidade dos indivíduos. 
e) O Carnaval brasileiro foi apropriado pela indústria cultural e se tornou um espetáculo que movimenta milhões de reais para o setor do turismo, gerando
empregos  temporários.

QUESTÃO  9

Leia os  textos  e  responda  a  questão.

 TEXTO  1

   “ Um jovem de 18 anos foi preso após invadir uma igreja católica de Montes Claros, no Norte de Minas, e destruir, pelo menos, sete imagens de santos, nessa terça-feira (10). Após cometer o crime, o suspeito fugiu para um templo evangélico.
( Fato  ocorrido  no  dia  11  de  junho  de  2014.)

TEXTO  2

Os Budas gigantes de Bamiyán, no Afeganistão, foram  dinamitados. A milícia talibã  atacou os Budas com tanques, lança-foguetes e armas automáticas. Explosivos já foram colocados em vários pontos e  visou à  destruição total das duas esculturas, que medem 55 metros e 38 metros.  A destruição das obras do budismo pré-islâmico começou nesta quinta-feira, três dias depois da ordem emitida pelo  Mulá Omar, o chefe supremo dos talibãs. Ele entende que as estátuas são anti-islâmicas.”

( Fato   ocorrido  no  dia  2  de   março   de  2001.)

A  comparação   entre  os  dois  fatos  nos  leva  à  ideia  de

a) Incentivo  à  heterodoxia  religiosa
b) Sectarismo   religioso
c)  Sincretismo  religioso
d)  Ecumenismo  religioso
e)   Estímulo ao  Estado  laico

QUESTÃO  10

O Hip Hop é um movimento cultural juvenil presente em diferentes metrópoles mundiais. Historicamente ele surgiu no bairro do Bronx nova-iorquino. No final dos anos 1970, jovens afro-americanos e caribenhos tiveram participação decisiva em sua constituição. A dança Break a arte visual materializada no grafite e o rap como expressão poético-musical integraram-se como pate do sistema cultural juvenil em construção. José Carlos Gomes da Silva. Arte e Educação: a experiência do movimento Hip Hop paulistano. No Brasil, o movimento Hip Hop apareceu no início dos anos 1990, representando:

a) as reivindicações da juventude de classe média negra urbana. 
b) a organização de gangues criminosas. 
c) a articulação do movimento jovem com partidos políticos. 
d) a partir da arte, denúncia das dificuldades da pobreza e das práticas de discriminação racial.
e) reivindicação de participação política da juventude moradora da periferia dos grandes centros.

QUESTÃO  11

  A hibridez descreve a cultura de pessoas que mantêm suas conexões com a terra de seus antepassados, relacionando-se com a cultura do local que habitam. Eles não anseiam retornar à sua “pátria” ou recuperar qualquer identidade étnica “pura” ou absoluta; ainda assim, preservam traços de outras culturas, tradições e histórias e resistem à assimilação. 
CASHMORE, E. Dicionário de relações étnicas e raciais. São Paulo: Selo Negro, 2000 (adaptado).
Contrapondo o fenômeno da hibridez à ideia de “pureza” cultural, observa-se que ele se manifesta quando

a) criações originais deixam de existir entre os grupos de artistas, que passam a copiar as essências das obras uns dos outros. 

b) civilizações se fecham a ponto de retomarem os seus próprios modelos culturais do passado, antes abandonados.

c) populações demonstram menosprezo por seu patrimônio artístico, apropriando-se de produtos culturais estrangeiros.  

d) elementos culturais autênticos são descaracterizados e reintroduzidos com valores mais altos em seus lugares de origem.

e) intercâmbios entre diferentes povos e campos de produção cultural passam a gerar novos produtos e manifestações.  

 QUESTÃO  12

A Constituição brasileira estabelece que o poder público deve promover e proteger a cultura nacional através daquilo que se convencionou designar como “patrimônio cultural brasileiro.” Esse “patrimônio” é formado por bens materiais e bens imateriais e que configuram uma identidade à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. O órgão responsável pelo tombamento das culturas é o IPHAN  (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional) que reconhece atualmente 15 patrimônios imateriais, dentre eles:

a) samba, capoeira e  o  acarajé
b) frevo, Ouro Preto e  a música  caipira
c) viola artesanal, cinema nacional e o  samba
d) Brasília, Pantanal  mato-grossense  e    Amazônia 
e) judô, cancioneiro popular e a festa do Círio de Nazaré.

QUESTÃO  13

Cada cultura tem suas virtudes, seus vícios, seus conhecimentos, seus modos de vida, seus erros, suas ilusões. Na era da  mundialização , o mais importante é cada Nação aspirar a integrar aquilo que as outras têm de melhor, e a buscar a simbiose do melhor de todas as culturas. A França deve ser considerada em sua história não somente segundo os ideais de Liberdade-Igualdade-Fraternidade promulgados por sua Revolução, mas também segundo o comportamento de uma potência que, como seus vizinhos europeus, praticou durante séculos a escravidão em massa, e em sua colonização oprimiu povos e negou suas aspirações à emancipação. Há uma barbárie europeia cuja cultura produziu o colonialismo e os totalitarismos tanto de direita quanto de esquerda. Devemos considerar uma cultura não somente segundo seus nobres ideais, mas também segundo sua maneira de camuflar sua barbárie sob esses ideais.
(Edgard Morin. Le Monde, 08.02.2012. Adaptado.)


 No texto citado, o pensador contemporâneo Edgard Morin  desenvolve 
a) reflexões elogiosas acerca das consequências do etnocentrismo ocidental sobre outras culturas. 
b) um ponto de vista idealista sobre a expansão dos ideais da Revolução Francesa na história. 
c) argumentos que defendem o isolamento como forma de proteção dos valores culturais. 
d) uma reflexão crítica acerca do contato entre a cultura ocidental e outras culturas na história. 
e) uma defesa do caráter absoluto dos valores culturais da Revolução Francesa. 

QUESTÃO 14
 Sobre patrimônio material e imaterial no Brasil, é correto afirmar: 
a) As práticas e expressões culturais, para serem consideradas como bens imateriais, devem apresentar associação entre os objetos, artefatos e os lugares onde são desenvolvidos. 
b) O Palacete Pinho, o Parque Zoobotânico do Museu Emilio Goeldi e o Mercado do  Ver-o-Peso,  todos em Belém do Pará, são considerados como patrimônio imateriais do Brasil por resguardarem a memória dos povos indígenas. 
c) Os recursos naturais são bens culturais de patrimônio imaterial, por isso é grande o risco de desaparecerem, caso não sejam preservados por políticas sociais. 
d) O Ofício das Baianas de Acarajé agrega diferentes classes socioeconômicas, promovendo a equidade e a justiça social, e é caracterizado apenas como patrimônio material. 
e) Os bens materiais têm que apresentar uma prática cultural regular tal como ocorre, por exemplo, com o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, com o complexo cultural do Bumba meu Boi do Maranhão e com a Roda de Capoeira na Bahia.
QUESTÃO 15
   Uma Arena no coração da floresta amazônica foi  um dos palcos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Uma grande oportunidade para os turistas e, claro, muitos brasileiros conhecerem  um Brasil de forte presença indígena, rico em cores, ritmos e sabores perpetuados pela tradição. A complexidade do ambiente amazônico em muito influencia na vida das populações que fazem desse ambiente o seu habitat. Sobre o processo de adaptação humana nessa região, é correto afirmar: 
a) Os saberes tradicionais acumulados sobre o território foram substituídos pelo modo de trabalho semifeudal e pela prática do aviamento, o que possibilita o processo de adaptação humana em áreas ribeirinhas. 
b) As condições ambientais limitaram o desenvolvimento cultural das populações humanas amazônicas: um exemplo é o que ocorreu com grupos sociais indígenas, quilombolas e caboclos. 
c) Enfatizados nos estudos sócio-históricos sobre populações da região amazônica, os povos provenientes do continente africano determinaram os atuais modos de vida cabocla nesta região. 
d) Os saberes tradicionais dos povos indígenas foram constituídos e repassados de geração a geração a partir da oralidade. E desde tempos  ancestrais, esses conhecimentos têm proporcionado a adaptação desses povos em diferentes contextos socioambientais. 
e) A atual população humana presente na Amazônia foi constituída, seguindo o exemplo do que tem ocorrido com a totalidade da população brasileira, a partir da miscigenação de povos oriundos do próprio continente americano. 

QUESTÃO  16

 Leia o trecho da música” Canto para minha morte”, de Raul Seixas.
“Qual  será a forma da minha morte?
Uma das  tantas coisas que eu não escolhi na vida.”
(Seixas, Raul. Canto para minha morte. In: Há 10 mil anos atrás. [LP] Philips, 1976. )

Podemos dizer que a morte corresponde a um atributo universal dos seres vivos. Entretanto, há diversas formas de abordá-la. Sob o ponto de vista cultural, podemos considerar que:  
a) A morte é a parte essencial da vida. Entretanto, o papel das ciências humanas, a exemplo da  sociologia , é  fazer com que a morte violenta deixe de existir. 
b) As ciências humanas, como a  sociologia, considera que a morte pode ser representada e compreendida de formas muito diversas, dependendo da cultura, da sociedade e da religião dos indivíduos. 
c) Não são as Ciências Humanas  mas a medicina e a biologia que devem estar preocupadas com o problema da morte.   
d) A  preocupação das ciências humanas, como a sociologia, é fazer uma catalogação dos tipos de morte humana, como o suicídio, o assassinato e o genocídio. 
e)  Em todas  as sociedades a morte causa angústia e desespero. É por isso que elas criaram a religião, que é uma forma de controlar esses  sentimentos .

QUESTÃO 17

 “Não quero que a minha casa seja cercada de muros por todos os lados, nem que minhas janelas sejam tapadas. Quero que as culturas de todas as terras sejam sopradas para dentro de minha casa, o mais livremente possível. Mas recuso-me a ser desapossado da minha por qualquer outra.” 

(GANDHI, M. Relatório do desenvolvimento humano 2004. In: TERRA, Lygia; COELHO, Marcos de A. Geografia geral. São Paulo: Moderna, 2005. p.137. )

Considerando-se as ideias pressupostas, o texto 

a) afirma que a globalização aumentou , de modo sem precedentes, os contatos e a união entre os povos e seus valores, reforçando o respeito às diferenças socioculturais e evitando conflitos em todo o mundo. 
b) critica a intolerância com relação a outras culturas, gerando assim os conflitos comuns neste novo século.   
c) indica o reconhecimento à diversidade cultural, além das necessidades de respeito à  identidade, seja étnica, seja cultural, seja religiosa próprias de cada povo. 
d) nega a existência da exclusão cultural e ressalta a homogeneização mundial e a superação/eliminação de fronteiras culturais como algo muito salutar.
e) defende a padronização de um modelo cultural, consequência mais do que inevitável de um mundo globalizado.

QUESTÃO  18

Observe as imagens, leia o texto e responda a questão. 



      A estética nas diferentes sociedades vem geralmente acompanhada de marcas corporais que individualizam seus sujeitos e sua coletividade. Discos labiais, piercings, tatuagens, mutilações, pinturas, vestimentas, penteados e cortes de cabelo são algumas marcas reconhecíveis de um inventário possível das técnicas corporais em toda sua riqueza e diversidade. Embora universal, as formas das quais se valem os grupos e indivíduos para se marcarem corporalmente são vistas, às vezes, como estranhas a indivíduos que pertencem a outros grupos e chegam, inclusive, a causar rejeição e preconceito.

Essa atitude de estranhamento em relação ao diferente é considerada conceitualmente como 
a)preconceito: reconhece no valor das raças o que é correto e  não na estética corporal. 
b)relativização: o outro é entendido nos seus próprios termos. 
c)etnocentrismo: só reconhece valor nos seus próprios elementos culturais. 
d)etnocídio: afasta o diferente e procura transformá-lo num igual. 
e) alteridade: não consegue se vê no outro, acreditando que cultura resume-se ao próprio espelho.

QUESTÃO  19


       Não só de aspectos físicos se constitui a cultura de um povo. Há muito mais, contido nas tradições, no folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestações transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao longo do tempo. A essa porção intangível da herança cultural dos povos dá-se o nome de patrimônio cultural imaterial.    (Enem 2007. Adaptado)

Qual das figuras abaixo retrata patrimônio imaterial da cultura  brasileira ?
a)     
             ( Estátua de Padre Cícero, Juazeiro do Norte, Ceará)


b)        
                     ( Solar do Unhão, Salvador , Bahia)

c)             
                    ( Ciranda, dança praiana do litoral de Pernambuco)

d)               
                       (Cachoeira Véu de Noiva, Chapada dos Guimarães, Mato Grosso)

e)                  
                                      ( Maracanã, Rio de Janeiro)



QUESTÃO  20

Dorival Caymmi, compositor brasileiro, completaria  100 anos em 2014. Suas composições  já fizeram parte de trilhas sonoras de filmes e novelas, identificando personagens e eternizando muitas cenas de pura brasilidade. Abaixo, algumas representações visuais da cultura brasileira. Qual delas vincula-se ao legado  de Caymmi  ?

a)   

b)  

c)   

d)     


e)  



QUESTÃO 21

Qual dos cenários   brasileiros   representa  um patrimônio histórico  da humanidade ?   


a)



b)



c)


d)


e)


 QUESTÃO  22


        No dia 23 de abril, os católicos celebram São Jorge e os adeptos do Candomblé prestam suas homenagens ao orixá Ogum.  Qual  o termo que sintetiza essa fusão entre  elementos religiosos  diversos  e  comum à realidade cultural brasileira ?

a) Laicidade     
b) Ecumenismo    
c) Sincretismo    
d) Ortodoxia     
e) Teocentrismo



QUESTÃO 23

O “chorinho” é uma das mais significativas manifestações da rica musicalidade brasileira. A combinação de variados instrumentos como cavaquinho, flauta, pandeiro e violão proporciona uma música alegre  e  agregadora e que é   considerada patrimônio cultural imaterial do Brasil.  O motivo do dia 23 de abril ter sido escolhido como o DIA NACIONAL DO CHORINHO deve-se ao nascimento de um músico precursor do gênero e que compôs obras-primas a exemplo de “Carinhoso” e “Lamento”. Trata-se de

a) Waldir Azevedo
b)  Jacob do Bandolim
c)  Ernesto Nazareth
d)  Pixinguinha
e)  Zé da Velha


QUESTÃO 24

Depois de aguardar por uma década, o Rio de Janeiro se tornou a primeira cidade do mundo a receber o título de Patrimônio Mundial como paisagem cultural concedido pela UNESCO.  O conceito de paisagem cultural passou a ser utilizado a partir de 1992 e se aplica a locais onde a interação humana com o meio ambiente  ocorre de forma harmônica. Até o momento, as regiões reconhecidas mundialmente nessa categoria relacionaram-se a áreas rurais, sistemas agrícolas tradicionais, jardins históricos e outros locais de cunho simbólico, religioso e afetivo.

Os processos de patrimonialização acentuaram-se ao longo dos últimos trinta anos, incorporando inclusive novas categorias, como a de “paisagem cultural”. Para o caso do Rio de Janeiro, a manutenção da harmonia entre ocupação humana e meio ambiente  no espaço urbano deve ser garantida, principalmente, por meio de:

(A) flexibilização da legislação das regiões sujeitas a proteção ambiental
(B) desapropriação das áreas de encostas existentes na região metropolitana
(C) preservação dos conjuntos de logradouros dotados de atrativos culturais.
(D) reordenamento das áreas litorâneas marcadas pela expansão imobiliária.
(E) deslocamento do complexo  de favelas para longe da área metropolitana.


QUESTÃO  25

É  um tipo de dança e música de Pernambuco.  É originária da Ilha de  Itamaracá,  criada pelas mulheres de pescadores que cantavam e dançavam esperando eles chegarem do mar. Caracteriza-se pela formação de uma grande roda, geralmente nas praias ou praças, onde os integrantes dançam ao som de ritmo lento e repetido. Considerada patrimônio cultural imaterial do Brasil, essa dança denomina-se

a) Quadrilha

b) Tambor de Crioula

c)  Ciranda

d)  Fandango

e)  Maculelê




QUESTÃO  26

Uma das superstições características da cultura popular é a relativa ao mês de agosto, considerado mês de mau agouro, mês do “cachorro louco”, quando nenhuma decisão importante deve ser tomada: não se deve fechar negócios, nem marcar casamentos ou fazer mudanças de qualquer espécie. O Jornal Correio de Uberlândia, em agosto de 2008, publicou reportagem que atestava mudanças desse comportamento, durante o referido mês, tais como: realizações de casamentos, de mudanças de residências, ou de negócios em andamento ou, ainda, salões de beleza com movimento normal para “mudanças de visual”.


Considerando o enunciado acima e o conceito antropológico de cultura, marque a alternativa correta.

a) Só há pureza e autenticidade nas manifestações provindas da zona rural, não contaminadas pelas vertiginosas transformações do mundo urbano.

b) As práticas culturais não são congeladas no tempo, são partes integrantes da história e estão em processo de transformação com a própria história.

c) As manifestações culturais populares passam por um processo de descaracterização, pois para permanecerem autênticas e tradicionais devem reproduzir integralmente o passado e evitar mudanças.

d) As verdadeiras práticas tradicionais não se alteram com o tempo e são reproduzidas da mesma forma como foram originadas.

e) As tradições culturais nunca estão sujeitas à releituras pois acabam descaracterizadas e extintas.



GABARITOS  E  COMENTÁRIOS  NAS  PRÓXIMAS
POSTAGENS.















Um comentário:

  1. Parabéns pelo excelente trabalho. Muito útil para nossas aulas e Gincanas de Ciências Humanas. Gostei

    ResponderExcluir