Tema: Cultura Material e imaterial; patrimônio e diversidade cultural no Brasil.
A ideia básica quando se trabalha o termo CULTURA no Enem
é atentar para PLURALIDADE da cultura brasileira. Um imenso conjunto de produções materiais e
imateriais que reflete a própria DIVERSIDADE de uma NAÇÃO
miscigenada.
Entendemos como CULTURA IMATERIAL o conjunto de saberes, habilidades ,crenças,práticas,
modo de ser das pessoas. Desta forma podem ser considerados bens
imateriais: conhecimentos enraizados no cotidiano das comunidades;
manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas; rituais e
festas que marcam a vivência coletiva da religiosidade, do entretenimento e de
outras práticas da vida social; além de mercados, feiras, santuários, praças e
demais espaços onde se concentram e se reproduzem práticas culturais.
Na relação de bens imateriais brasileiros estão ,por exemplo, o samba-enredo, o samba de roda
do Recôncavo Baiano, o Tambor de Crioula do Maranhão,o coco de roda
da Ilha de Itamaracá,o frevo pernambucano,a Capoeira,a Feira de Caruaru,a
renda do Ceará; a Festa do Círio de Nazaré,o modo artesanal de fazer o pão de
queijo de Minas,o acarajé,a cerâmica marajoara,os bonecos gigantes de Olinda, o
Maracatu da Zona da Mata pernambucana e tantos outros.
Por outro lado, a CULTURA MATERIAL engloba os bens
culturais classificados segundo sua natureza: arqueológicos ( as
pinturas rupestres em São Raimundo Nonato,Piauí ou o Parque dos Dinossauros,em Sousa, Paraíba), paisagístico
(Cataratas do Iguaçu,no Paraná, ou Lençóis, na Bahia ); históricos (Ouro
Preto,Minas Gerais ou Olinda,Pernambuco) e etnográficos ( telas ou livros, por
exemplo.)
Assim a cultura
material inclui os imóveis (prédios, conjuntos arquitetônicos,
edificações, monumentos,praças,sítios históricos) e móveis (coleções
arqueológicas,acervos
museológicos,documentais,bibliográficos,arquivísticos,videográficos,fotográficos
e cinematográficos.
PATRIMÔNIO CULTURAL é o conjunto de BENS
MATERIAIS e IMATERIAIS considerado importante para a IDENTIDADE do povo brasileiro.
Segundo artigo
216 da Constituição Federal, configuram patrimônio “as formas de expressão; os modos
de criar; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras,
objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações
artístico-culturais; além de conjuntos urbanos e sítios de valor histórico,
paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.”
No Brasil, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico
Nacional (Iphan) é responsável por promover e coordenar o processo de
preservação e valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro, em suas dimensões
material e imaterial.
Conservar o patrimônio cultural é resgatar a MEMÓRIA (armazenar o
passado,fazê-lo chegar até às novas gerações).
A DIVERSIDADE OU
PLURALISMO CULTURAL do Brasil resulta das três matrizes de nossa
formação social: indígena, lusitana e
africana e que tão bem se expressa através dos “Brasis”: caboclo, sertanejo,caipira,crioulo,sulista.
ABORDAGENS NAS
PROVAS DO ENEM (
COMENTADAS )
Questão 1
No final do século XIX, as Grandes Sociedades
carnavalescas alcançaram ampla popularidade entres os foliões cariocas. Tais
sociedades cultivavam um pretensioso objetivo em relação à comemoração carnavalesca
em si mesma: com seus desfiles de carros enfeitados palas principais ruas da
cidade, pretendiam abolir o entrudo (brincadeira que consistia em jogar água
nos foliões) e outras práticas difundidas entre a população desde os tempos
coloniais, substituindo-os por forma de diversão que consideravam mais
civilizadas, inspiradas nos carnavais de Veneza. Contudo, ninguém parecia
disposto a abrir mão de suas diversões para assistir ao carnaval das
sociedades. O entrudo, na visão dos seus animados praticantes, poderiam
coexistir perfeitamente com os desfiles.
PEREIRA, C.S. Os senhores da alegria: a
presença das mulheres nas Grandes Sociedades carnavalescas cariocas em fins do
século XIX. In: CUNHA, M.C.P. Carnavais e outras frestas: ensaios de história
social da cultura. Campinas: Unicamp; Cecult, 2002 (adaptado).
Manifestações culturais como o carnaval também
têm sua própria história, sendo constantemente reinventadas ao longo do tempo.
A atuação das Grandes Sociedades, descritas no texto, mostra que o carnaval
representava um momento em que:
a) Distinções sociais eram deixadas de lado em
nome da celebração.
b)
Aspirações cosmopolitas de elite impediam a realização da festa fora dos
clubes.
c)
Liberdades individuais eram extintas pelas regras das autoridades públicas.
d)
Tradições populares se transformavam em matéria de disputas sociais.
e)
Perseguições policiais tinham caráter xenófobo por repudiarem tradições
estrangeiras.
RESPOSTA :
LETRA D
O texto
trabalha com o contexto da consolidação das Grandes Sociedades carnavalescas,
mais ou menos como as conhecemos hoje com “desfiles de carros enfeitados pelas
principais ruas da cidade”. A ideia era sobrepor-se ao entrudo, manifestação
cultural tida como incivilizada, imprópria, revelando a disputa social em torno
de tradições populares, o que revela uma disputa de poder na sociedade do final
do século XIX, concentrada em eliminar elementos que explicitassem um passado
escravista.
QUESTÃO
2
No dia 1º de julho de 2012, a cidade do Rio de
Janeiro tornou-se a primeira do mundo a receber o título da Unesco de
Patrimônio Mundial como paisagem Cultural. A candidatura, apresentada pelo
instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi aprovada
durante a 36º Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial. O presidente do Iphan
explicou que a “a paisagem carioca é a mais explícita do que podemos chamar de
civilização brasileira, com sua originalidade, desafios, contradições e
possibilidades”. A partir de agora, os locais da cidade valorizados com o título
da Unesco serão alvo de ações integradas visando a preservação da sua paisagem
cultural.
Disponível em: www.cultura.gov.br. Acesso em 7 mar. 2013 (adaptado)
O
reconhecimento da paisagem em questão como patrimônio mundial deriva da
a)
Presença do corpo artístico local.
b)
Imagem internacional da metrópole.
c)
Herança de prédios da ex-capital do país.
d)
Diversidade de culturas presente na cidade.
e) Relação sociedade-natureza de caráter
singular
RESPOSTA: LETRA E
Fica claro, segundo o texto do enunciado, que as complexidades da Natureza peculiar e a originalidade social do Rio de Janeiro se integram fazendo surgir uma identidade nacional, mencionada como uma “paisagem cultural”.
QUESTÃO
3
O folclore é o retrato da cultura de um povo. A
dança popular e folclórica é uma forma de representar a cultura regional, pois
retrata seus valores, crenças, trabalho e significados. Dançar a cultura de
outras regiões é conhecê-la, é de alguma forma se apropriar dela, é enriquecer
a própria cultura.
BREGOLATO, R. A. Cultura Corporal da Dança. São
Paulo: Ícone, 2007.
As manifestações folclóricas perpetuam uma tradição
cultural, é obra de um povo que a cria, recria e a perpetua.
Sob essa abordagem deixa-se de identificar como
dança folclórica brasileira
A) o
Bumba-meu-boi, que é
uma dança teatral
onde personagens contam
uma história envolvendo
crítica social, morte e ressurreição.
B) a Quadrilha das festas juninas, que associam
festejos religiosos a celebrações de origens pagãs envolvendo as colheitas e a
fogueira.
C) o Congado, que é uma representação de um reinado
africano onde se homenageia santos através de música, cantos e dança.
D) o
Balé, em que
se utilizam músicos,
bailarinos e vários
outros profissionais para
contar uma história
em forma de espetáculo.
E)o Carnaval, em que o samba derivado do batuque
africano é utilizado com o objetivo de contar ou recriar uma história nos
desfiles.
RESPOSTA: D
O texto faz referência a danças folclóricas
praticadas no Brasil. As alternativas A
B C e E indicam danças tradicionais, que
traduzem um recorte
regional local ou
foram adaptadas de
expressões culturais estrangeiras. Tais danças buscam a construção
de uma identidade nacional e histórica, enquanto o balé, citado na alternativa
D,representa uma performance de movimentos, um estilo de dança criado no século
XVI, na Itália.
Questão 4
A pintura rupestre
acima, que é um patrimônio cultural brasileiro, expressa
a) o
conflito entre os povos indígenas e os europeus durante o processo de
colonização do Brasil.
b) a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros.
c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil.
d) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos.
e) a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial.
b) a organização social e política de um povo indígena e a hierarquia entre seus membros.
c) aspectos da vida cotidiana de grupos que viveram durante a chamada pré-história do Brasil.
d) os rituais que envolvem sacrifícios de grandes dinossauros atualmente extintos.
e) a constante guerra entre diferentes grupos paleoíndios da América durante o período colonial.
RESPOSTA: LETRA C
A imagem mostra uma pintura rupestre, ou pictoglifo, que
são imagens feitas em paredes de cavernas. Apesar de não haver certeza sobre
seu verdadeiro significado, é certo que mostram aspectos do cotidiano das
populações responsáveis por sua produção. Os anacronismos estão presentes nas alternativas A,D e E.
QUESTÃO 5 :
A
recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do
processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata,
portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de
procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar
seu movimento para melhor compreende-lo historicamente.
MINAS
GERAIS. Cadernos do Arquivo 1: Escravidão em Minas Gerais. Belo Horizonte:
Arquivo Público Mineiro, 1988.
Com base no texto, a análise de manifestações
culturais de origem africana, como a capoeira ou o candomblé, deve considerar
que elas
A)
Permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos.
B)
Perderam a relação com o seu passado histórico.
C) Derivam
da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira.
D) Contribuem para o distanciamento cultural
entre negros e brancos no Brasil atual.
E) Demonstram a maior complexidade cultural
dos africanos em relação aos europeus.
RESPOSTA: LETRA C
RESPOSTA: LETRA C
O texto exige que o aluno compreenda a relação
da herança cultural africana e a experiências histórica brasileira. Essas
experiências podem ser verificadas através de manifestações culturais como a
capoeira e o candomblé. Assim, as pesquisas históricas tem a função de
compreender as especificidades culturais brasileiras.
QUESTÕES
PARA RESPONDER
Guardar
Guardar uma coisa não é escondê-la ou trancá-la.
Em cofre não se guarda coisa alguma.
Em cofre perde-se a coisa à vista.
Guardar uma coisa é olhá-la, fitá-la, mirá-la por
admirá -la, isto é, iluminá-la ou ser por ela iluminado.
Guardar uma coisa é vigiá-la, isto é, fazer vigília por
ela , isto é, velar por ela, isto é, estar acordado por ela,
isto é, estar por ela ou ser por ela.
Por isso melhor se guarda o voo de um pássaro
Do que um pássaro sem voos.
Por isso se escreve, por isso se diz, por isso se publica,
por isso se declara e declama um poema:
Para guardá-lo:
Para que ele, por sua vez, guarde o que guarda:
Guarde o que quer que guarda um poema:
Por isso o lance do poema:
Por guardar-se o que se quer guardar.
(MACHADO, G.In:
MORICONI, I. (org.).
Os cem melhores poemas brasileiros do século.
Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.)
A memória é um importante recurso do patrimônio
cultural de uma nação. Ela está presente nas lembranças do passado e no acervo
cultural de um povo. Ao tratar o fazer poético como uma das maneiras de se guardar
o que se quer, o texto
A) ressalta a importância dos estudos históricos
para a construção da memória social de um povo.
B) valoriza as lembranças individuais em detrimento
das narrativas populares ou coletivas.
C) reforça a capacidade da literatura em promover a
subjetividade e os valores humanos.
D) destaca a importância de reservar o texto
literário àqueles que possuem maior repertório cultural.
E) revela a superioridade da escrita poética como
forma ideal de preservação da memória cultural.
Questão 2
A lei que transforma
o funk em patrimônio cultural imaterial
do Rio de Janeiro foi aprovada em 2009.
A principal razão para esse reconhecimento legal está associada à política de:
A principal razão para esse reconhecimento legal está associada à política de:
(A) defesa de ritmos
brasileiros
(B) inclusão de
grupos políticos
(C) projeção de
jovens intérpretes
(D) valorização de
manifestações populares
(E) diminuição da criminalidade entre os jovens
suburbanos
QUESTÃO 3
NÃO TEM TRADUÇÃO
“O
cinema falado é o grande culpado da
transformação
Dessa gente que pensa que um barracão prende mais que um xadrez
Lá no morro, se eu fizer uma falseta
A Risoleta se esquece logo do francês e do inglês
A gíria que o nosso morro criou
Bem cedo a cidade aceitou e usou
Mais tarde o malandro deixou de dançar dando pinote
Na gafieira, dançando o foxtrot
Essa gente hoje em dia que tem a mania de exibição
Não se lembra que o samba não tem tradução no idioma francês
Tudo aquilo que o malandro pronuncia, com voz macia, é brasileiro, já
passou de português
Amor lá no morro é amor ‘pra chuchu’
As rimas do samba não são ‘I love you’
E esse negócio de ‘alô’, ‘alô boy’, ‘alô Johnny’
Só pode ser conversa de telefone...”
(Noel Rosa, 1933.)
As menções ao português, ao inglês e ao francês na
letra da música “Não tem tradução”,referem-se à influência estrangeira na vida
brasileira, do ponto de vista econômico e cultural.
No contexto das discussões nacionalistas da década
de 1930, é possível considerar o autor como mais uma voz que se pronuncia para
reforçar a seguinte característica da época:
(A) exaltação da cultura popular, que absorvia de
forma criativa a influência externa.
(B) crítica
à presença cultural portuguesa, que reproduzia a dominação do período colonial.
(C) discordância da valorização das culturas regionais, que deturpavam o
sentimento nacional.
(D) incentivo à destruição da cultura tradicional, que mantinha o conservadorismo
da sociedade.
(E) rejeição à diversidade
cultural, numa tentativa de preservar a identidade nacional.
QUESTÃO 4
No espaço urbano, embora predominem as formas
geográficas elaboradas no tempo presente, encontram-se objetos geográficos de outros momentos da sua
constituição–
as heranças socioespaciais.
Centro histórico
Igreja São Francisco
O tempo passado materializado no presente do espaço
urbano representado nas fotografias acima pode ser identificado nos versos:
a)
Jovem senhora com mais de 400 anos
Ostenta com orgulho sua bandeira
A terceira capital mais antiga brasileira
Onde o sol nasce primeiro
(adaptado de: Jamaveira)
b)
Repousemos na pedra de Ouro Preto,
Repousemos no centro de Ouro Preto:
São Francisco de Assis! igreja ilustre, acolhe,
À tua sombra irmã, meus membros lassos.
(MENDES, Murilo. Poesia completa e prosa. Org.
Luciana Stegagno Picchio. Rio de Janeiro:
Nova Aguila.1994.p 460)
c)
... é chegar logo ao Recife,
derradeira ave-maria
do rosário, derradeira
invocação da ladainha,
Recife, onde o rio some
e esta minha viagem se finda.
João Cabral de Melo Neto – Morte e vida Severina)
d)
Minha São Paulo calma e serena,
Era pequena, mas grande demais.
Agora cresceu mas tudo morreu,
O lampião de gás que saudade me traz.
(Zica Bérgami – Lampião de Gás)
e)
Em tuas ruas caminharei minha vida
em tuas praias contarei estrelas com meus amores
Porque tu és minha maravilhosa estadia
minha maior companhia
Cidade Maravilhosa em teu âmago encenarei
a fábula dos meus dias.
(Andrew Clímaco – Cidade Maravilhosa Revisitada)
QUESTÃO
5
"Agora,
com a chegada da equipe imortal, as
lágrimas rolam. Convenhamos que a seleção as merece. Merece por tudo: não só
pelo futebol, que foi o mais belo que os olhos mortais já contemplaram, como também pelo seu maravilhoso índice
disciplinar. Até este Campeonato, o brasileiro julgava-
se um cafajeste nato e hereditário. Olhava o inglês
e tinha-lhe inveja. Achava o inglês o sujeito mais fino, mais sóbrio, de uma polidez e de uma cerimônia
inenarráveis. E, súbito, há o Mundial. Todo mundo baixou o sarrafo no Brasil
. Suecos,
britânicos, alemães, franceses, checos, russos, davam botinadas em penca. Só o brasileiro se mantinha ferozmente dentro dos
limites rígidos da esportividade. Então, se verificou o seguinte: o inglês, tal como o concebíamos,
não existe. O único inglês que apareceu no Mundial foi o brasileiro. Por tantos
motivos, vamos perder a vergonha (...), vamos sentar no meio-fio e chorar.
Porque é uma alegria ser brasileiro,
amigos".
Além de
destacar a beleza do futebol brasileiro, Nelson Rodrigues quis dizer
que o
comportamento dos jogadores dentro do
campo
a) foi
prejudicial para a equipe e quase pôs a perder a conquista da copa do mundo.
b)
mostrou que os brasileiros tinham as mesmas qualidades que admiravam nos
europeus, principalmente nos ingleses.
c) ressaltou
o sentimento de inferioridade dos jogadores brasileiros em relação aos
europeus, o que os impediu de revidar as agressões sofridas.
d)
mostrou que o choro poderia aliviar o sentimento de que os europeus eram
superiores aos brasileiros.
e)
mostrou que os brasileiros eram iguais aos europeus, podendo comportar-
se como
eles, que não respeitavam os limites da esportividade.
QUESTÃO 6
De acordo com a história em quadrinhos
protagonizada por Hagar e seu filho Hamlet, pode-se afirmar que a postura de
Hagar
a) valoriza a existência da diversidade social e de
culturas, e as várias representações e explicações desse universo.
b) desvaloriza a existência da diversidade social e
as várias culturas, e determina uma única explicação para esse universo.
c) valoriza a possibilidade de explicar as
sociedades e as culturas a partir de várias visões de mundo.
d) valoriza a pluralidade cultural e social ao
aproximar a visão de mundo de navegantes e não -navegantes.
e) desvaloriza a pluralidade cultural e social, ao
considerar o mundo habitado apenas pelos navegantes
QUESTÃO 7
Toda intervenção destinada a manter a
integridade de um objeto pertencente ao Patrimônio Cultural é definida como:
(A) salvaguarda;
(B) conservação;
(C) restauração;
(D) consolidação;
(E) reconstrução.
QUESTÃO 8
Os sociólogos consideram que o Carnaval é uma das
mais importantes manifestações da
cultura popular brasileira. Assinale o que for correto
sobre a abordagem sociológica dessa festa popular.
a) A expressiva participação das camadas populares
em festas como o Carnaval indica como, no Brasil, as desigualdades socioeconômicas
não impedem o acesso das classes
trabalhadoras às mais diversas manifestações culturais.
b) Festas populares, como o Carnaval, impedem o
encontro dos grupos, das classes sociais e das diferentes etnias.
c) A festa carnavalesca permite que papéis sociais
sejam invertidos; contudo, essa inversão da vida diária também se sustenta para além do período
carnavalesco.
d) Por meio do Carnaval, a Sociologia consegue
revelar as estruturas de uma sociedade igualitária e marcada por definições de papéis que facilitam
a mobilidade dos indivíduos.
e) O Carnaval brasileiro foi apropriado pela
indústria cultural e se tornou um espetáculo que movimenta milhões de reais
para o setor do turismo, gerando
empregos
temporários.
QUESTÃO
9
Leia os
textos e responda
a questão.
TEXTO
1
“ Um
jovem de 18 anos foi preso após invadir uma igreja católica de Montes Claros,
no Norte de Minas, e destruir, pelo menos, sete imagens de santos, nessa
terça-feira (10). Após cometer o crime, o suspeito fugiu para um templo
evangélico.”
( Fato ocorrido no
dia 11 de
junho de 2014.)
TEXTO 2
Os Budas
gigantes de Bamiyán, no Afeganistão, foram
dinamitados. A milícia talibã
atacou os Budas com tanques, lança-foguetes e armas automáticas.
Explosivos já foram colocados em vários pontos e visou à
destruição total das duas esculturas, que medem 55 metros e 38
metros. A destruição das obras do
budismo pré-islâmico começou nesta quinta-feira, três dias depois da ordem
emitida pelo Mulá Omar, o chefe supremo
dos talibãs. Ele entende que as estátuas são anti-islâmicas.”
( Fato ocorrido
no dia 2 de março
de 2001.)
A comparação
entre os dois
fatos nos leva
à ideia de
a)
Incentivo à heterodoxia
religiosa
b)
Sectarismo religioso
c) Sincretismo
religioso
d) Ecumenismo
religioso
e) Estímulo ao
Estado laico
QUESTÃO 10
O Hip Hop é um movimento cultural
juvenil presente em diferentes metrópoles mundiais. Historicamente ele surgiu
no bairro do Bronx nova-iorquino. No final dos anos 1970, jovens
afro-americanos e caribenhos tiveram participação decisiva em sua constituição.
A dança Break a arte visual materializada no grafite e o rap como expressão
poético-musical integraram-se como pate do sistema cultural juvenil em
construção. José Carlos Gomes da Silva. Arte e Educação: a experiência do
movimento Hip Hop paulistano. No Brasil, o movimento Hip Hop apareceu no
início dos anos 1990, representando:
a) as reivindicações da juventude de classe média negra urbana.
b) a organização de gangues criminosas.
c) a articulação do movimento jovem com partidos políticos.
d) a partir da arte, denúncia das dificuldades da pobreza e das práticas
de discriminação racial.
e) reivindicação de participação política da juventude
moradora da periferia dos grandes centros.
QUESTÃO 11
A hibridez descreve a cultura de
pessoas que mantêm suas conexões com a terra de seus antepassados,
relacionando-se com a cultura do local que habitam. Eles não anseiam retornar à
sua “pátria” ou recuperar qualquer identidade étnica “pura” ou absoluta; ainda
assim, preservam traços de outras culturas, tradições e histórias e resistem à
assimilação.
CASHMORE, E. Dicionário de relações étnicas e raciais. São Paulo:
Selo Negro, 2000 (adaptado).
Contrapondo o fenômeno da hibridez à ideia de
“pureza” cultural, observa-se que ele se manifesta quando
a) criações originais deixam de existir entre
os grupos de artistas, que passam a copiar as essências das obras uns dos
outros.
b) civilizações se fecham a ponto de
retomarem os seus próprios modelos culturais do passado, antes abandonados.
c) populações demonstram
menosprezo por seu patrimônio artístico, apropriando-se de produtos culturais
estrangeiros.
d) elementos culturais autênticos são
descaracterizados e reintroduzidos com valores mais altos em seus lugares de
origem.
e) intercâmbios entre diferentes
povos e campos de produção cultural passam a gerar novos produtos e manifestações.
QUESTÃO
12
A Constituição brasileira
estabelece que o poder público deve promover e proteger a cultura nacional
através daquilo que se convencionou designar como “patrimônio cultural
brasileiro.” Esse “patrimônio” é formado por bens materiais e bens imateriais e
que configuram uma identidade à ação e à memória dos diferentes grupos
formadores da sociedade brasileira. O órgão responsável pelo tombamento das
culturas é o IPHAN (Instituto do
Patrimônio Histórico Artístico Nacional) que reconhece atualmente 15
patrimônios imateriais, dentre eles:
a) samba, capoeira e o
acarajé
b) frevo, Ouro Preto e a música
caipira
c) viola artesanal, cinema nacional e o samba
d) Brasília, Pantanal mato-grossense e
Amazônia
e) judô, cancioneiro popular
e a festa do Círio de Nazaré.
QUESTÃO
13
Cada cultura tem suas virtudes, seus vícios,
seus conhecimentos, seus modos de vida, seus erros, suas ilusões. Na era da mundialização , o mais importante é cada Nação
aspirar a integrar aquilo que as outras têm de melhor, e a buscar a simbiose do
melhor de todas as culturas. A França deve ser considerada em sua história não
somente segundo os ideais de Liberdade-Igualdade-Fraternidade promulgados por
sua Revolução, mas também segundo o comportamento de uma potência que, como
seus vizinhos europeus, praticou durante séculos a escravidão em massa, e em
sua colonização oprimiu povos e negou suas aspirações à emancipação. Há uma
barbárie europeia cuja cultura produziu o colonialismo e os totalitarismos
tanto de direita quanto de esquerda. Devemos considerar uma cultura não somente
segundo seus nobres ideais, mas também segundo sua maneira de camuflar sua
barbárie sob esses ideais.
(Edgard
Morin. Le Monde, 08.02.2012. Adaptado.)
No texto citado,
o pensador contemporâneo Edgard Morin
desenvolve
a) reflexões elogiosas acerca das
consequências do etnocentrismo ocidental sobre outras culturas.
b) um ponto de vista idealista sobre a
expansão dos ideais da Revolução Francesa na história.
c) argumentos que defendem o isolamento como
forma de proteção dos valores culturais.
d) uma reflexão crítica acerca do contato
entre a cultura ocidental e outras culturas na história.
e) uma defesa do caráter absoluto dos valores
culturais da Revolução Francesa.
QUESTÃO 14
Sobre
patrimônio material e imaterial no Brasil, é correto afirmar:
a) As práticas e expressões culturais, para
serem consideradas como bens imateriais, devem apresentar associação entre os
objetos, artefatos e os lugares onde são desenvolvidos.
b) O
Palacete Pinho, o Parque Zoobotânico do Museu Emilio Goeldi e o Mercado do Ver-o-Peso,
todos em Belém do Pará, são considerados como patrimônio imateriais do
Brasil por resguardarem a memória dos povos indígenas.
c) Os recursos naturais são bens culturais de
patrimônio imaterial, por isso é grande o risco de desaparecerem, caso não
sejam preservados por políticas sociais.
d) O Ofício das Baianas de Acarajé agrega
diferentes classes socioeconômicas, promovendo a equidade e a justiça social, e
é caracterizado apenas como patrimônio material.
e) Os bens materiais têm que apresentar uma
prática cultural regular tal como ocorre, por exemplo, com o Círio de Nossa
Senhora de Nazaré, com o complexo cultural do Bumba meu Boi do Maranhão e com a
Roda de Capoeira na Bahia.
QUESTÃO 15
Uma
Arena no coração da floresta amazônica foi
um dos palcos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Uma grande
oportunidade para os turistas e, claro, muitos brasileiros conhecerem um Brasil de forte presença indígena, rico em
cores, ritmos e sabores perpetuados pela tradição. A complexidade do ambiente
amazônico em muito influencia na vida das populações que fazem desse ambiente o
seu habitat. Sobre o processo de adaptação humana nessa região, é correto
afirmar:
a) Os saberes tradicionais acumulados sobre o
território foram substituídos pelo modo de trabalho semifeudal e pela prática
do aviamento, o que possibilita o processo de adaptação humana em áreas
ribeirinhas.
b) As condições ambientais limitaram o
desenvolvimento cultural das populações humanas amazônicas: um exemplo é o que
ocorreu com grupos sociais indígenas, quilombolas e caboclos.
c) Enfatizados nos estudos sócio-históricos
sobre populações da região amazônica, os povos provenientes do continente
africano determinaram os atuais modos de vida cabocla nesta região.
d) Os saberes tradicionais dos povos indígenas
foram constituídos e repassados de geração a geração a partir da oralidade. E
desde tempos ancestrais, esses
conhecimentos têm proporcionado a adaptação desses povos em diferentes
contextos socioambientais.
e) A atual população humana presente na
Amazônia foi constituída, seguindo o exemplo do que tem ocorrido com a
totalidade da população brasileira, a partir da miscigenação de povos oriundos
do próprio continente americano.
QUESTÃO
16
Leia o
trecho da música” Canto para minha morte”, de Raul Seixas.
“Qual será a forma da minha morte?
Uma das tantas coisas que eu não escolhi na vida.”
(Seixas, Raul. Canto para minha morte. In: Há
10 mil anos atrás. [LP] Philips, 1976. )
Podemos dizer que a morte corresponde a um
atributo universal dos seres vivos. Entretanto, há diversas formas de
abordá-la. Sob o ponto de vista cultural, podemos considerar que:
a) A morte é a parte essencial da vida.
Entretanto, o papel das ciências humanas, a exemplo da sociologia , é fazer com que a morte violenta deixe de
existir.
b) As ciências humanas, como a sociologia, considera que a morte pode ser
representada e compreendida de formas muito diversas, dependendo da cultura, da
sociedade e da religião dos indivíduos.
c) Não são as Ciências Humanas mas a medicina e a biologia que devem estar
preocupadas com o problema da morte.
d) A preocupação das ciências humanas, como a
sociologia, é fazer uma catalogação dos tipos de morte humana, como o suicídio,
o assassinato e o genocídio.
e) Em
todas as sociedades a morte causa
angústia e desespero. É por isso que elas criaram a religião, que é uma forma
de controlar esses sentimentos .
QUESTÃO 17
“Não
quero que a minha casa seja cercada de muros por todos os lados, nem que minhas
janelas sejam tapadas. Quero que as culturas de todas as terras sejam sopradas
para dentro de minha casa, o mais livremente possível. Mas recuso-me a ser
desapossado da minha por qualquer outra.”
(GANDHI, M. Relatório do desenvolvimento
humano 2004. In: TERRA, Lygia; COELHO, Marcos de A. Geografia geral. São Paulo:
Moderna, 2005. p.137. )
Considerando-se as ideias pressupostas, o
texto
a) afirma que a globalização aumentou , de
modo sem precedentes, os contatos e a união entre os povos e seus valores,
reforçando o respeito às diferenças socioculturais e evitando conflitos em todo
o mundo.
b) critica a intolerância com relação a outras
culturas, gerando assim os conflitos comuns neste novo século.
c) indica o reconhecimento à diversidade
cultural, além das necessidades de respeito à identidade, seja étnica, seja cultural, seja
religiosa próprias de cada povo.
d) nega a existência da exclusão cultural e
ressalta a homogeneização mundial e a superação/eliminação de fronteiras
culturais como algo muito salutar.
e) defende a padronização de um modelo
cultural, consequência mais do que inevitável de um mundo globalizado.
QUESTÃO
18
Observe as imagens, leia o texto e responda a
questão.
A
estética nas diferentes sociedades vem geralmente acompanhada de marcas
corporais que individualizam seus sujeitos e sua coletividade. Discos labiais,
piercings, tatuagens, mutilações, pinturas, vestimentas, penteados e cortes de
cabelo são algumas marcas reconhecíveis de um inventário possível das técnicas
corporais em toda sua riqueza e diversidade. Embora universal, as formas das
quais se valem os grupos e indivíduos para se marcarem corporalmente são
vistas, às vezes, como estranhas a indivíduos que pertencem a outros grupos e
chegam, inclusive, a causar rejeição e preconceito.
Essa atitude de estranhamento em relação ao
diferente é considerada conceitualmente como
a)preconceito: reconhece no valor das raças o
que é correto e não na estética
corporal.
b)relativização: o outro é entendido nos seus
próprios termos.
c)etnocentrismo: só reconhece valor nos seus
próprios elementos culturais.
d)etnocídio: afasta o diferente e procura
transformá-lo num igual.
e) alteridade: não consegue se vê no outro,
acreditando que cultura resume-se ao próprio espelho.
QUESTÃO
19
Não só de aspectos físicos se constitui a cultura de um
povo. Há muito mais, contido nas tradições, no folclore, nos saberes, nas
línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestações transmitidos
oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao longo do tempo. A essa
porção intangível da herança cultural dos povos dá-se o nome de patrimônio
cultural imaterial. (Enem 2007. Adaptado)
Qual das figuras
abaixo retrata patrimônio imaterial da cultura
brasileira ?
( Estátua de Padre Cícero, Juazeiro do Norte,
Ceará)
(
Solar do Unhão, Salvador , Bahia)
(
Ciranda, dança praiana do litoral de Pernambuco)
(Cachoeira Véu de Noiva, Chapada dos Guimarães,
Mato Grosso)
( Maracanã, Rio de Janeiro)
QUESTÃO
20
Dorival Caymmi, compositor brasileiro, completaria 100 anos em 2014. Suas composições já fizeram parte de trilhas sonoras de filmes
e novelas, identificando personagens e eternizando muitas cenas de pura
brasilidade. Abaixo, algumas representações visuais da cultura brasileira. Qual
delas vincula-se ao legado de
Caymmi ?
e) ![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1kspGV5w9x2fzScjqJ8qHCfNo7lWTT6V0QuK8Wt3KWi0cbkLASj9apjkeda5mMIx3t0HtazndhcCCjRnO2QZ3_xOZGfklc4qZsPrLQRwjedQfibZjQLHQUDvzcnhwv-kFHxTG4iEDTzfb/s1600/boi.bmp)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1kspGV5w9x2fzScjqJ8qHCfNo7lWTT6V0QuK8Wt3KWi0cbkLASj9apjkeda5mMIx3t0HtazndhcCCjRnO2QZ3_xOZGfklc4qZsPrLQRwjedQfibZjQLHQUDvzcnhwv-kFHxTG4iEDTzfb/s1600/boi.bmp)
QUESTÃO 21
Qual dos cenários brasileiros
representa um patrimônio
histórico da humanidade ?
QUESTÃO
22
No
dia 23 de abril, os católicos celebram São Jorge e os adeptos do Candomblé
prestam suas homenagens ao orixá Ogum.
Qual o termo que sintetiza essa
fusão entre elementos religiosos diversos
e comum à realidade cultural
brasileira ?
a) Laicidade
b) Ecumenismo
c) Sincretismo
d) Ortodoxia
e) Teocentrismo
QUESTÃO 23
O “chorinho” é uma das mais significativas
manifestações da rica musicalidade brasileira. A combinação de variados
instrumentos como cavaquinho, flauta, pandeiro e violão proporciona uma música
alegre e
agregadora e que é considerada
patrimônio cultural imaterial do Brasil.
O motivo do dia 23 de abril ter sido escolhido como o DIA NACIONAL DO
CHORINHO deve-se ao nascimento de um músico precursor do gênero e que compôs obras-primas
a exemplo de “Carinhoso” e “Lamento”. Trata-se de
a) Waldir Azevedo
b)
Jacob do Bandolim
c)
Ernesto Nazareth
d)
Pixinguinha
e) Zé da Velha
QUESTÃO 24
Depois
de aguardar por uma década, o Rio de Janeiro se tornou a primeira cidade do mundo
a receber o título de Patrimônio Mundial como paisagem cultural concedido pela
UNESCO. O conceito de paisagem cultural
passou a ser utilizado a partir de 1992 e se aplica a locais onde a interação
humana com o meio ambiente ocorre de
forma harmônica. Até o momento, as regiões reconhecidas mundialmente nessa
categoria relacionaram-se a áreas rurais, sistemas agrícolas tradicionais,
jardins históricos e outros locais de cunho simbólico, religioso e afetivo.
Os
processos de patrimonialização acentuaram-se ao longo dos últimos trinta anos,
incorporando inclusive novas categorias, como a de “paisagem cultural”. Para o
caso do Rio de Janeiro, a manutenção da harmonia entre ocupação humana e meio
ambiente no espaço urbano deve ser
garantida, principalmente, por meio de:
(A) flexibilização da legislação das regiões
sujeitas a proteção ambiental
(B) desapropriação das áreas de encostas existentes
na região metropolitana
(C) preservação dos conjuntos de logradouros
dotados de atrativos culturais.
(D) reordenamento das
áreas litorâneas marcadas pela expansão imobiliária.
(E) deslocamento do complexo
de favelas para longe da área metropolitana.
QUESTÃO 25
É um tipo de dança e música de Pernambuco. É originária da Ilha de Itamaracá, criada pelas mulheres de pescadores que
cantavam e dançavam esperando eles chegarem do mar. Caracteriza-se pela
formação de uma grande roda, geralmente nas praias ou praças, onde os integrantes dançam ao som de ritmo lento e repetido.
Considerada patrimônio cultural imaterial do Brasil, essa dança denomina-se
a) Quadrilha
b) Tambor de
Crioula
c) Ciranda
d) Fandango
e) Maculelê
QUESTÃO
26
Uma das superstições características da cultura
popular é a relativa ao mês de agosto, considerado mês de mau agouro, mês do
“cachorro louco”, quando nenhuma decisão importante deve ser tomada: não se
deve fechar negócios, nem marcar casamentos ou fazer mudanças de qualquer
espécie. O Jornal Correio de Uberlândia, em agosto de 2008, publicou reportagem
que atestava mudanças desse comportamento, durante o referido mês, tais como:
realizações de casamentos, de mudanças de residências, ou de negócios em
andamento ou, ainda, salões de beleza com movimento normal para “mudanças de
visual”.
Considerando o enunciado acima e o conceito
antropológico de cultura, marque a alternativa correta.
a) Só há pureza e autenticidade nas manifestações
provindas da zona rural, não contaminadas pelas vertiginosas transformações do
mundo urbano.
b) As práticas culturais não são congeladas no
tempo, são partes integrantes da história e estão em processo de transformação
com a própria história.
c) As manifestações culturais populares passam por
um processo de descaracterização, pois para permanecerem autênticas e
tradicionais devem reproduzir integralmente o passado e evitar mudanças.
d) As verdadeiras práticas tradicionais não se
alteram com o tempo e são reproduzidas da mesma forma como foram originadas.
e) As tradições culturais nunca estão sujeitas à
releituras pois acabam descaracterizadas e extintas.
GABARITOS
E COMENTÁRIOS NAS
PRÓXIMAS
POSTAGENS.
Parabéns pelo excelente trabalho. Muito útil para nossas aulas e Gincanas de Ciências Humanas. Gostei
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