TEMA: A CONQUISTA DA AMÉRICA. CONFLITOS ENTRE EUROPEUS E INDÍGENAS NA AMÉRICA COLONIAL.
AS
SOCIEDADES PRÉ- COLOMBIANAS
OS MAIAS
O povo maia habitou a região das florestas tropicais
das atuais Guatemala, Honduras e
Península de Yucatán (região sul do atual México). Viveram nestas regiões entre
os séculos IV a.C e IX a.C. Entre os séculos IX e X , os toltecas invadiram
essas regiões e dominaram a civilização maia. Nunca chegaram a formar um
império unificado, fato que favoreceu a invasão e domínio de outros povos. As
cidades formavam o núcleo político e religioso da civilização e eram governadas por um rei
sacerdote (teocracia).
A zona urbana
era habitada apenas pelos nobres (família real), sacerdotes (responsáveis pelos
cultos e conhecimentos), chefes militares e administradores do império
(cobradores de impostos). Os camponeses, que formavam a base da sociedade,
artesão e trabalhadores urbanos faziam parte das camadas menos privilegiadas e
tinham que pagar altos impostos.
Para os Maias a Serpente Emplumada Quetzalcoatl
que, como a estrela da manhã, traz esperança para a humanidade, ensinando
verdades superiores e incorporando ideais evolutivos.
As pirâmides maias eram fruto do grande conhecimento de
matemática e arquitetura desse povo. Elas eram dedicadas aos deuses e não
serviam como residência. Uma mesma cidade podia ter até dez pirâmides,
dependendo da área ocupada.
OS ASTECAS
Povo guerreiro, os astecas habitaram a região do atual
México entre os séculos XIV e XVI. Fundaram no século XIV a importante cidade
de Tenochtitlán (atual Cidade do
México), numa região de pântanos, próxima do lago Texcoco.
A sociedade era hierarquizada e comandada por um
imperador, chefe do exército. A nobreza era também formada por sacerdotes e
chefes militares. Os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos compunham
grande parte da população. Esta camada mais baixa da sociedade era obrigada a
exercer um trabalho compulsório para o imperador, quando este os convocava para
trabalhos em obras públicas (canais de irrigação, estradas, templos,
pirâmides).
Durante o
governo do imperador Montezuma II
(início do século XVI), o império asteca chegou a ser formado por
aproximadamente 500 cidades, que pagavam altos impostos para o imperador. O
império começou a ser destruído em 1519 com as invasões espanholas. Os
espanhóis dominaram os astecas e tomaram grande parte dos objetos de ouro desta
civilização. Não satisfeitos, ainda escravizaram os astecas, forçando-os a
trabalharem nas minas de ouro e prata da região.
Um chefe asteca
sobe a bordo e oferece, ao navegador e sua tripulação, armas, tecidos e também
sementes de cacau. Ele tenta explicar
aos conquistadores que as sementes são a moeda do país e que permitem
preparar uma bebida muito apreciada entre eles.
Era Sexta-Feira Santa de 1519 quando o espanhol Hernán Cortez
chegou com mais 600 homens na costa do México. Montezuma II os recebeu e os
hospedou em seu palácio. Um ano depois, o rei foi morto por aqueles que
acolheu. O conhecimento asteca não foi páreo para o aço, a pólvora e a ganância
dos espanhóis que, em menos de três anos, transformaram Tenochtitlán em ruínas,
construindo sobre ela a atual Cidade do México.
A pintura dos Astecas é uma arte intermediária
entre a escrita e a iluminura, manifestada através da execução minuciosa de
caracteres pictográficos e da figuração de cenas históricas ou mitológicas. Os
objetos são representados de frente ou de perfil e, às vezes, as duas posições
são sobrepostas, resultando numa imagem irreal, mas sempre compreensível. Não
conhecem a perspectiva e o colorido não tem nuances, porém há sempre contornos
negros delimitando cada forma e realçando a vivacidade das cores. Em certos
aspectos, essas obras lembram um dos estágios mais antigos da pintura egípcia.
OS INCAS
Os incas viveram na região da Cordilheira dos Andes
(América do Sul ) nos atuais Peru, Bolívia,
Chile e Equador. Fundaram no século XIII a capital do império: a cidade
sagrada de Cusco. Foram dominados pelos espanhóis em 1532.
O imperador,
considerado o “Filho do sol” e venerado como um representante divino na terra. A sociedade era hierarquizada e formada por:
nobres (governantes, chefes militares, juízes e sacerdotes), camada média (
funcionários públicos e trabalhadores especializados) e classe mais baixa
(artesãos e os camponeses). Esta última camada pagava altos tributos ao rei em mercadorias ou com trabalhos em obras
públicas (mita).
Machu Picchu, também chamada "cidade perdida
dos Incas", é uma cidade pré-colombiana bem conservada, localizada no topo
de uma montanha, a 2400 metros de altitude, no vale do rio Urubamba, Peru. É
considerada uma das” 7 maravilhas do mundo contemporâneo”.
Os povos andinos ainda desenvolvem
a tecelagem, herança incaica.
Escultura
em ouro representando o Deus Sol, maior
divindade entre os incas.
Os contatos entre estes povos ameríndios tão
heterogêneos com os colonizadores europeus foram bastante conflituosos. Embora
eventualmente fossem constituídas alianças pacíficas, esta relação era
caracterizada pela exploração agressiva da população nativa e de suas riquezas.
Como consequência desse violento processo, milhões de indígenas morreram. As
doenças trazidas pelos europeus, a fome, a superioridade militar do colonizador
e o trabalho forçado foram os principais fatores para tal genocídio.
Todo esse sistema de exploração estava inserido na
política mercantilista então adotada pelas potências absolutistas europeias.
Através do “pacto colonial”, ficavam estabelecidas as condições que
proporcionavam às metrópoles a “exclusividade” sobre os negócios coloniais. Por
mais que os colonos frequentemente corrompessem o monopólio metropolitano
(através do contrabando), boa parte da
produção colonial tinha como destino os cofres europeus, o que possibilitou o
enriquecimento do Velho Mundo em prejuízo do continente americano.
ABORDAGENS NO
ENEM ( COMENTADAS)
QUESTÃO
1
O Império Inca, que corresponde
principalmente aos territórios da Bolívia e do Peru, chegou a englobar enorme
contingente populacional. Cuzco, a cidade sagrada, era o centro administrativo,
com uma sociedade fortemente estratificada e composta por imperadores, nobres,
sacerdotes, funcionários do governo, artesãos, camponeses, escravos e soldados.
A religião contava com vários deuses, e a base da economia era a agricultura. Principalmente
o cultivo da batata e do milho.
A principal característica da
sociedade inca era a:
a) ditadura teocrática, que
igualava a todos.
b) existência da igualdade social e da coletivização da terra.
c) estrutura social desigual compensada pela coletivização de todos os bens.
d) existência de mobilidade social, o que levou à composição da elite pelo mérito.
e) impossibilidade de se mudar de extrato social e a existência de uma aristocracia hereditária.
b) existência da igualdade social e da coletivização da terra.
c) estrutura social desigual compensada pela coletivização de todos os bens.
d) existência de mobilidade social, o que levou à composição da elite pelo mérito.
e) impossibilidade de se mudar de extrato social e a existência de uma aristocracia hereditária.
RESPOSTA: LETRA
E
A letra E é a correta, pois
apresenta o caráter altamente hierarquizado da sociedade inca, onde eram quase
nulas quaisquer possibilidades de ascensão social. Do mesmo modo, analisa
corretamente a natureza do governo inca ao classificá-lo como aristocrático, já
que a direção do governo cabia a um seleto e poderoso grupo de indivíduos.
QUESTÕES PARA RESPONDER
QUESTÃO 01
Recentemente, Evo Morales foi reeleito
presidente da Bolívia.. Durante a campanha eleitoral, foi chamado de
Pachacútec, numa alusão ao imperador incaico que consolidou um império nos
Andes centrais. Sobre a sociedade incaica, é correto afirmar que:
A) o fato de constituir uma das mais significativas
sociedades pré-colombianas tem como base a negação da cultura dos povos
dominados.
B) a sua economia tinha por base a agricultura, com a
distribuição de terras pelo Estado e a prática do sistema de regadio.
C) o que a diferenciava das demais culturas
pré-colombianas era a ideia de uma sociedade igualitária.
D) o comércio interno era significativo, tendo no
guano um dos produtos mais valorizados.
E) a sua cultura desapareceu com o processo da
dominação espanhola.
QUESTÃO 2
Sobre a conquista da América, é verdade dizer que astecas, incas e maias
foram subjugados pelos espanhóis, embora houvesse superioridade numérica de índios. Para isso contribuíram
o uso de armas de fogo, os conflitos internos entre os nativos e as doenças
transmitidas pelos conquistadores. Sobre a
conquista dos incas, assinale a alternativa correta.
A) Os incas foram derrotados porque acreditaram que os conquistadores eram
deuses de volta aos Andes e se sacrificaram em frente deles.
B) A conquista do vasto território inca foi se consolidando sem
resistência por parte dos indígenas, sobretudo dos quéchuas, que foram exterminados.
C) O aventureiro Fernão Cortez cruzou o Panamá, chegou ao Pacífico e
comandou a conquista dos incas, aproveitando-se das lutas internas que enfraqueciam o Império.
D) Atahualpa consultou os sacerdotes-adivinhos para que explicassem a
invasão dos conquistadores. Por não obter resposta, o rei os matou, e dessa forma o Império
teocrático colapsou.
E) O conquistador espanhol, após ter tido contato direto com Atahualpa,
armou-lhe uma cilada e o fez prisioneiro; pediu resgate em ouro, mas, mesmo assim, o matou. Sem o
rei, o Império desestabilizou-se e caiu.
QUESTÃO 3
Os indígenas da América Colonial
A) viviam pacificamente no interior dos grandes impérios pré-colombianos
(Inca, Maia e Asteca) até a chegada dos europeus, que destruíram as comunidades
indígenas e dizimaram milhões de pessoas.
B) atravessaram conflitos em todos os períodos conhecidos de sua
história, das lutas contra a dominação dos grandes impérios pré-colombianos à
resistência frente aos europeus conquistadores e aos estados independentes.
C) conseguiram autonomia política após as independências nacionais, pois
as repúblicas hispano-americanas permitiram o retorno à vida comunitária,
suprimiram os tributos e o trabalho forçado.
D) mantiveram-se livres na área de colonização portuguesa, mas foram
escravizados nas regiões de colonização espanhola e inglesa, tornando-se a
principal mão de obra na agricultura e mineração.
E) unificaram-se atualmente em amplos movimentos de libertação que visam
recuperar as formas de vida e de trabalho do período pré-colombiano e restaurar
a autonomia das antigas comunidades.
QUESTÃO 4
As principais sociedades ameríndias (maias, astecas e incas) tinham como
característica:
A) Homogeneidade étnica e diferenciação linguística, localizando-se na
chamada Mesoamerica (México e América Central).
B) Organização econômica com predominância da agricultura de
subsistência, baseada em um sistema de propriedade privada, mas sem hierarquia
social.
C) Organização política que evoluiu de teocracias centralizadas para
impérios descentralizados, constituídos de cidades-estado bastante autônomas.
D) Cidades comparáveis a cidades europeias, com calçamento,
ajardinamento, sistema de esgoto e canalização de água.
E) Religião monoteísta, naturalista, em que se praticava a astrolatria e
sacrifícios humanos.
QUESTÃO 5
Na América, desenvolveram-se sociedades que deram origem a grandes
civilizações; é o caso da civilização Inca. Sobre ela podemos afirmar que:
A) os incas eram governados por um rei, que tinha como função principal
comandar o exército; daí receber o título de "senhor dos guerreiros",
comprometendo-se a ser responsável com os deuses e seu povo.
B) entre os incas, qualquer indivíduo, por mais humilde que fosse,
poderia chegar a pertencer às classes mais altas, desde que tivesse mostrado
bravura e valentia numa batalha.
C) Tenochtitlãn, sua principal cidade, foi construída numa pequena ilha,
do lago Texcoco, na qual ao invés de estradas usavam-se canais como via de
comunicação.
D) o predomínio social nessa civilização cabia a uma elite militar e
sacerdotal, de caráter hereditário, comandada pelo Halach Uinic, responsável
pela administração e cobrança de impostos.
E) os incas criaram um sistema de produção agrícola que garantia a
sobrevivência da população, graças a um sistema de divisão das terras
cultiváveis em três tipos: terra do Deus Sol, terra do Inca e a terra dos
camponeses.
QUESTÃO 6
“Uma cidade era conquistada quando, após o cerco, conseguiam capturar o
templo dos deuses locais, incendiando imediatamente o santuário do deus
tribal”.
(POMER, Leon. História da América Hispano-Indígena/. – S. Paulo. Global,
1983, p.11.).
Todos os povos encontram argumentos para defender a guerra. Nos dias de
hoje, assistimos ao governo americano justificar suas guerras com o objetivo de
combater o terrorismo e assegurar a civilização ocidental. Os aztecas, antes de
serem submetidos pelos espanhóis, consideravam a guerra um feito da divindade Huitzlopachtll, mas também saíram beneficiados com os tributos
conquistados junto ao deus.
A partir dessas considerações, podemos afirmar que os Astecas imprimiram
à guerra um caráter
A) Sagrado, pois o espólio da guerra era um triunfo ao seu deus e a seus
guerreiros;
B) Laico, devido à associação direta entre os sábios e sacerdotes na
condução do exército;
C) Secular, graças à manifestação dos sacerdotes no oferecimento de
oferendas públicas;
D) Espiritual, referendado pelo desejo de prover a harmonia na terra;
E) Temporal, por causa dos rituais próprios prescritos no calendário do
deus sol.
QUESTÃO 7
A chegada do invasor Hernan Cortez, chamado também como o conquistador
da América espanhola, seria dada por meios de expansão da fé cristã, no que
também este iria proceder a destruição sumaria das populações Astecas, motivado
também pela:
A) Busca de novas fontes de recurso e geração de riquezas, como o caso
do estanco de vegetais preciosos como o exemplo do paubrasil na América
portuguesa;
B) Busca de riquezas metálicas, fato que não seria dado com sucesso,
promovendo assim a uma conquista mais violenta sobre seus habitantes;
C) Ausência de riquezas imediatas que faria com que os povos mexicanos e
posteriormente peruanos fossem subjugados a sistemas de escravidão pelos
conquistadores;
D) Condição de que o conjunto de imagens da mentalidade do europeu
sugeria a busca de paraísos cheios de riquezas metálicas, o que seria detectado
nas cercanias da região do México.
E) Caça de matérias primas para o abastecimento dos cofres da Metrópole
colonial, o que foi porém impreciso e cercado de fortes resistências dado o
espírito aguerrido dos pré-colombianos.
QUESTÃO 8
Os astecas sacrificavam prisioneiros de guerra para
alimentar seus
deuses. O capturado tinha seu coração arrancado,
era decapitado e tinha seu sangue bebido pelo captor que, depois, levava o
corpo para casa, esfolava-
o, comia-o com milho e vestia sua pele.
É correto afirmar que estes rituais no mundo dos
astecas eram de ordem simbólica, uma vez que:
a) Os vencidos deveriam pagar um tributo de sangue
aos astecas, que viam a si próprios como deuses.
b) Os sacerdotes astecas exigiam oferendas de
sangue para que não faltasse
alimento em seus templos.
c) Um grande número de sacrifícios representava um
reforço do abastecimento
alimentar, evitando a carestia.
d) O captor do prisioneiro se vingava do inimigo,
comendo suas carnes e vestindo sua pele.
e) Os deuses exigiam oferendas do bem mais precioso
que os homens possuíam, a vida, para que o mundo fosse preservado.
QUESTÃO 9
"(...) a religião desempenhava papel central
nas relações entre o Estado
e a sociedade. A guerra era sagrada, pois através
dela se obtinham escravos para o sacrifício humano, elemento central na ligação
entre a comunidade e o Estado.(...) reinavam sobre um império aberto a dois
oceanos(...) Em 1519 (...), com cerca de 5 milhões de habitantes, era a maior
concentração
urbana do mundo".
(Flavio de Campos e Renan Garcia Miranda, Oficina
de História -
História integrada)
O texto apresenta características dos:
a) tupis.
b) incas.
c) maias.
d) astecas.
e) araucanos
10) A
utilização da mão de obra indígena na América foi encarada pela coroa espanhola
como uma riqueza nada desprezível. Criaram-se, na América colonial espanhola,
diversas relações de trabalho entre a coroa e os nativos. Assinale a opção que
apresenta corretamente duas dessas relações:
A - Mita e “Encomienda”;
B - “Hacienda” e Peninsulares;
C - “Pueblos” e “Criollos”;
D - “Obrajes” e Visitadores;
E - “Repartimiento” e “Audiencias”.
AGUARDE
O GABARITO E OS COMENTÁRIOS NAS PRÓXIMAS
POSTAGENS
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utilização da mão de obra indígena na América foi encarada pela coroa espanhola
como uma riqueza nada desprezível. Criaram-se, na América colonial espanhola,
diversas relações de trabalho entre a coroa e os nativos. Assinale a opção que
apresenta corretamente duas dessas relações:
A - Mita e “Encomienda”;
B - “Hacienda” e Peninsulares;
C - “Pueblos” e “Criollos”;
D - “Obrajes” e Visitadores;
E - “Repartimiento” e “Audiencias”.
A - Mita e “Encomienda”;
B - “Hacienda” e Peninsulares;
C - “Pueblos” e “Criollos”;
D - “Obrajes” e Visitadores;
E - “Repartimiento” e “Audiencias”.
AGUARDE
O GABARITO E OS COMENTÁRIOS NAS PRÓXIMAS
POSTAGENS
Obrigado pelo texto!
ResponderExcluirTambém achei interessante os documentários a seguir:
Construindo um Império - Os Astecas
https://www.youtube.com/watch?v=DwxO1nx7aNQ
Hernán Cortes: Crônica de uma Conquista
https://www.youtube.com/watch?v=hFO7m5MV3h0
Música do Neil Young sobre Cortez e Montezuma:
Excluirhttps://www.youtube.com/watch?v=m-b76yiqO1E
Qual o gabarito da 6????
ResponderExcluirconseguiu achar??
ResponderExcluir