CIÊNCIAS
HUMANAS
40 QUESTÕES
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(Confira o gabarito no final da prova)
1)
"Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh! não se esqueçam
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor, sem perfume
Sem rosa, sem nada"
"Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh! não se esqueçam
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor, sem perfume
Sem rosa, sem nada"
"Rosa de Hiroshima" (Gerson Conrad e Vinícius de
Moraes)
O
texto:
a) busca de forma poética esclarecer os motivos que
levaram a ocorrer a Primeira Guerra Mundial.
b)
deixa claros os horrores provocados pela bomba H no território chinês durante a
Segunda Guerra Mundial.
c) faz
alusão à bomba atômica atirada pelos americanos no Japão, após o término da
Segunda Guerra Mundial na Europa.
d)
refere-se ao conflito na China na Guerra do Ópio, em que a Inglaterra vence e a
China assina o Tratado de Nanquim.
e) está
no contexto do imperialismo japonês iniciado com a Era Meiji.
2) dOs confrontos entre as
forças do presidente Bashar al-Assad e os diversos grupos rebeldes, entre eles
o Estado Islâmico, têm danificado locais considerados Patrimônio Mundial da
Humanidade pela UNESCO, como as tumbas na cidade de Palmyra, no deserto, e templos romanos.
Os dois lados do conflito têm usado
fortalezas antigas como bases militares. O Exército colocou atiradores na
Cidadela de Aleppo, um dos maiores e mais antigos castelos do mundo.
Já
forças insurgentes controlaram o Crac
des Chevaliers, uma
das mais bem conservadas fortalezas da época das Cruzadas, de 900 anos atrás. O
Exército retomou o local em março, depois de meses de bombardeio.
(
Publicado pela Agência Reuters em 23/12/2014. Reportagem de Oliver Holmes.)
O
texto faz alusão a uma das graves consequências
da(o):
a) conflito entre separatistas pró-russos e o
exército da Ucrânia.
b) guerra civil na Síria.
c) ação do exército israelense contra o Hezbollah
no sul do Líbano.
d) ofensiva do exército iraquiano contra o
Estado Islâmico no norte do país.
e) intervenção militar francesa para conter o
avanço dos fundamentalistas islâmicos em Mali, na África.
3) Leia o texto e responda a questão.
UM
LOBATO INCOMODA MUITA GENTE
Dono de um ufanismo
febril em tudo aquilo em que se envolvia o escritor Monteiro Lobato era um
dínamo a procurar continuamente novas causas, novas frentes de batalha além da
literatura – que, paradoxalmente, era a fonte financiadora das investidas no
mundo dos negócios, e não o contrário. E o sonho de encontrar petróleo ocuparia
uma década de esforços, tempo e recursos financeiros do escritor. (...) Em 1932
criaria a Cia. de Petróleo do Brasil e, nos anos seguintes, duas outras
empresas. Em 1936 seu livro O Escândalo do Petróleo provocaria intensa polêmica
em torno das teses ali defendidas – de que havia um conluio entre autoridades
governamentais e empresas multinacionais de petróleo no sentido de impedir a
exploração do subsolo brasileiro pelo capital nacional. Mas a escolha do
governo Vargas se daria pela estatização da exploração de petróleo, em vez do
formato de livre iniciativa defendido pelo escritor.
(Carta capital na escola, maio/junho de
2006)
Com base na discussão trazida pelo texto, e em
seus conhecimentos, a criação da Petrobrás, em 1953, pode ser considerada uma
grande vitória do
(A) projeto
econômico liberal defendido, inicialmente, pelo presidente Juscelino
Kubitschek.
(B) interesse
financeiro internacional sobre a economia brasileira.
(C) projeto
econômico nacionalista defendido pelo presidente Getulio Vargas.
(D) projeto
econômico nacionalista retomado pelo presidente Juscelino Kubitschek.
(E) liberalismo
econômico, praticado no Brasil anteriormente à 2.ª Guerra Mundial.
4)
Texto 1
Era o fim do
comunismo na Polônia. E não só lá. Um a um os governos do Leste Europeu
desmoronaram. No fim de 1989 o que fora um poderoso bloco tinha virado pó. A
Polônia foi o primeiro dominó. E ninguém lá teve dúvidas sobre quem empurrou
esse dominó. “A culpa é da Igreja”, disse o ditador polonês, general Wojciech Jaruzelski.
Texto 2
Segundo o Papa Francisco, o capitalismo
"impôs a lógica dos lucros a qualquer custo, sem pensar na exclusão social
ou na destruição da natureza". "A primeira tarefa é colocar a
economia a serviço dos pobres. Os seres humanos e a natureza não devem servir
ao 'Deus do dinheiro'. Precisamos dizer 'não' a uma economia de exclusão e
desigualdade na qual o dinheiro domina, em vez de servir".
A análise dos textos, nos permite afirmar que
a) O texto 1 ao citar a frase “ A culpa é da Igreja” enfatiza o
decisivo papel que o Papa João Paulo II desempenhou para o fim do comunismo na
Polônia, sua terra natal.
b) O texto 2 reflete o pensamento liberal que atualmente norteia o
discurso do Papa Francisco.
c) O texto 1 expressa o contexto da “Guerra Fria”, período em que
a Polônia deixou de ser um país comunista.
d) O texto 2 mostra que o Papa Francisco é um entusiasta da
globalização.
e) O texto 1 sugere que o Papa João Paulo II tinha uma postura
marxista.
5) A África é o segundo
maior e mais populoso continente do mundo. É também o continente com maior
número de conflitos duradouros em todo o planeta, de acordo com a ONU. De um
total de 54 países que compõem a África, 24 encontram-se atualmente em guerra
civil ou em conflitos armados, de acordo com um levantamento do site Wars in
the World.
O
fragmento caracteriza a atual situação geral dos países africanos que obtiveram
sua independência na segunda metade do século XX. Sobre tal caracterização
pode-se afirmar que:
a) decorre sobretudo da falta de unidade política entre
os Estados nacionais africanos, que impede o desenvolvimento de uma luta
conjunta contra o controle do comércio internacional pelos grandes blocos
econômicos.
b) é resultado da precariedade de
recursos naturais no continente africano e da falta de experiência política dos
novos governantes, que facilitam o agravamento da corrupção e dificultam a
contenção dos gastos públicos.
c) deriva sobretudo das dificuldades de formação dos
Estados nacionais africanos, que não conseguiram romper totalmente, após a
independência, com os sistemas econômicos, culturais e político-administrativos
das antigas metrópoles.
d) é conseqüência exclusivamente da globalização econômica, que
submeteu as economias dos países pobres às dos países ricos, visando à
exploração econômica direta e estabelecendo a hegemonia norte-americana sobre
todo o planeta.
e) é efeito sobretudo do
desperdício provocado pelas guerras internas no continente africano, que
tiveram sua origem no período anterior à colonização européia e se reacenderam
em meio às lutas de independência e ao processo de formação nacional.
6)
A charge acima faz
referência
a) à manutenção do embargo econômico imposto
pelos EUA a Cuba desde 1961.
b) ao controle militar que os EUA exercem
sobre todo o território cubano desde a crise dos mísseis de 1962.
c) ao fracasso das mudanças em Cuba, que
resultaram na ampla abertura econômica e na volta da democracia, com a eleição
direta de Raul Castro.
d) à aliança entre os EUA e Cuba, agora sob o
comando de Raul Castro, para o combate à pobreza na ilha.
e) ao isolamento que a Organização dos Estados
Americanos, OEA, impôs a Cuba, recentemente, para pressionar a volta da
democracia.
7) “(...) Recordo-me de como ouvi,
pela primeira vez, na minha meninice, falar desse grande seridoense ( natural do Seridó, Rio Grande do Norte)
[José Bezerra do Araújo-Galvão]. O seu nome soava como uma nota de clarim,
vibrando nas quebradas das serras e dos vales, como defensor da honra alheia,
dos limites da propriedade privada, da moça ofendida, do pobre
que apelava para a sua proteção, inimigo da prepotência,
defensor dos hábitos e costumes do seu povo, transformados por uma sedimentação
de vários séculos em norma de vida ou código de lei. No seu município
predominou por muito tempo o regime do Estado sou eu. O município era ele. A
lei era ele. O juiz, o delegado, o padre, eram ele”.
(M. R. de Melo. Patriarcas e Carreiros. Rio de
Janeiro: Pongetti, 1954. p. 273.)
O trecho trata de um fenômeno
que, no Brasil
a) possui profundas raízes históricas, tendo
surgido na República Velha e se modificado ao longo do tempo, uma vez que, se
antes não se valia de métodos coercitivos, hoje é uma prática corrente nos
meios políticos.
b) apesar de possuir raízes históricas, não
pode ser aplicado à realidade atual do país, uma vez que os avanços
democráticos verificados nos últimos anos impossibilitam o surgimento dos
chamados “coronéis”.
c) está ligado às transformações
urbanas do pós-Segunda Guerra Mundial, já que tal conflito trouxe alterações
significativas para a estrutura social e política do país, possibilitando a
emergência de novas camadas sociais.
d) não tem nenhuma ligação
com o passado, mesmo porque, falar de práticas coercitivas e métodos baseados
no “mandonismo”, não faz parte da realidade política brasileira, baseada na
democracia desde sua fundação.
e) possui profundas raízes históricas,
relacionado a uma concepção de governo que inclui práticas
de “mandonismo local”, com métodos coercitivos e/ ou paternalistas em relação
à população e aos trabalhadores.
8) “A noção de monumento histórico
compreende, além da obra arquitetônica em si, os sítios urbanos e rurais,
testemunhos de uma determinada civilização, de uma evolução significativa ou de
um fato histórico. Compreende as grandes criações e também as obras modestas
que, através dos tempos, adquiriram valor cultural significativo.”
(Carta de Veneza, Art. 1.o
Disponível em: . Adaptado.)
A Carta de Veneza (1964) é um documento internacional que trata da
restauração e conservação de monumentos e localidades com interesse cultural.
Serve de parâmetro para a formulação de políticas de preservação do patrimônio histórico
no Brasil e no mundo.
Com base no artigo da Carta de
Veneza acima transcrito, é correto afirmar que
a) os monumentos históricos se restringem ao
patrimônio arquitetônico.
b) as construções modestas são monumentos de
menor interesse cultural.
c) as produções culturais significativas são
consideradas monumentos históricos.
d) os monumentos somente terão valor histórico
se puderem ser relacionados com a civilização atual.
e) deve ser dada preferência à preservação dos
monumentos históricos localizados em sítios rurais.
9)
O Comício da Central do Brasil:
O presidente se compromete com a reforma
agrária.
A constituição atual, trabalhadores, é uma
Constituição antiquada, porque legaliza uma estrutura socioeconômica já
superada; uma estrutura injusta e desumana. O povo quer que se amplie a
democracia, quer que se ponha fim aos privilégios de uma minoria; que a
prosperidade da terra seja acessível a todos.
( Discurso de João Goulart apud
DARATIOTO, F. F. M.; DANTAS, J. De Getúlio a Getúlio: a democracia populista.
São Paulo. Atual.1991.p.63-64)
Contextualizando o episódio, podemos
considerar como a alternativa correta:
a) O discurso do presidente João Goulart vinha ao
encontro das pressões dos movimentos sociais rurais, que se manifestavam por
meio das ligas camponesas exigindo “reforma já” e “reforma agrária na lei ou na
marra”.
b) A legislação trabalhista, já
garantida aos trabalhadores rurais, deveria ser estendida aos trabalhadores
urbanos através da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT),
aprovada em 1963.
c) Promulgada em 1891 durante o
governo do marechal Deodoro da Fonseca, a “constituição antiquada” mencionada
por Goulart mantinha evidentes privilégios à elite oligárquica brasileira.
d) Entre os pontos fundamentais das
chamadas “reformas de base” defendidas pelos partidos de oposição ao governo
“Jango”, estavam a redução drástica dos impostos no Brasil e a maior abertura
do mercado nacional para investidores estrangeiros.
e) O apoio ao comício de João Goulart pode ser
percebido pela grande manifestação em defesa da igualdade, da liberdade e da
justiça social, conhecida como “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”,
ocorrida em São Paulo no dia 19 de março de 1964.
10) “Em 1937, houve o golpe que implantou o Estado
Novo; ele fora cuidadosamente preparado, pois Vargas fizera aprovar
previamente, pelo Congresso Nacional, inúmeras medidas repressivas. A ditadura,
de forte coloração fascista, inspirava-se nas doutrinas direitistas que grassavam
pelo mundo, como em Portugal, Espanha, Itália e Polônia. Partidos dissolvidos,
outorga de uma Constituição de molde fascista, censura, repressão policial,
tortura e os demais ingredientes típicos das ditaduras.”
(FICO, Carlos. O Brasil no contexto da Guerra
Fria: democracia, sub desenvolvimento e ideologia do planejamento [1946-1964].
In: MOTA, Carlos Guilherme (Org.). Viagem incompleta: a grande transação. São
Paulo: Senac, 2000. p. 167. Adaptado.)
Com base no texto, é correto afirmar
que o Estado Novo foi um período
a) democrático, no qual os brasileiros puderam
exercer plenamente sua cidadania.
b) de autoritarismo, mas também de
fortalecimento da cidadania e de ampliação das liberdades.
c) de governo autoritário, no qual as
liberdades individuais foram restringidas.
d) de liberdade, garantida pelo governo, para
os partidos políticos e a imprensa.
e) ditatorial, durante o qual o Congresso
exerceu um papel de destaque na vida política.
11) Os novos negócios em Havana impulsionaram
outro setor, até então pouco em voga na ilha: a publicidade. As histórias de
pequenos empreendedores que deram certo foram a inspiração para a revista
eletrônica mensal En la Habana, que chegou ao seu terceiro número em março
deste ano. O objetivo, segundo um dos seus criadores, é mostrar o que está
acontecendo na cidade e as transformações no país, principalmente na capital.
( Adaptado de O Globo, 06/04/2015.)
Cuba passou a ser um país socialista
após a revolução ocorrida em 1959. Nas últimas décadas, porém, tem vivenciado
mudanças derivadas da dissolução da U.R.S.S., dentre as quais estão as citadas
no trecho da reportagem. A expansão desses novos negócios cubanos está
diretamente relacionada à expectativa da seguinte possibilidade:
a) integração com países latino-americanos
b) celebração de acordo comercial
com a China
c) fim do embargo econômico
norte-americano
d) liberalização para investimentos
de capitais europeus
e) reatamento das relações
diplomáticas entre os dois países.
12) Leia os textos e responda a
questão.
Texto 1 : O professor Alcino Salazar, secretário de
justiça da Guanabara, declarou a O Globo que a extensão do voto ao analfabeto é
perigosa concessão aos inimigos do regime democrático, fundado na verdade e na
pureza do princípio da representação.
Adaptado de O Globo, 21/02/1964.
Texto 2 :
Em sua mensagem ao Congresso Nacional em 15 de março de 1964, o presidente João
Goulart escreveu: “Outra discriminação inaceitável atinge milhões de cidadãos
que, embora investidos de todas as responsabilidades (...) e integrados à força
de trabalho, com seu contingente mais numeroso, são impedidos de votar por
serem analfabetos.”
( ALEIXO, J. C. B; KRAMER, Paulo. Os
analfabetos e o voto: da conquista da alistabilidade ao desafio da
elegibilidade. Senatus, Brasília, outubro/2000.)
As declarações do professor Alcino
Salazar e do presidente João Goulart foram feitas em um momento de polarização
na sociedade brasileira, que culminou na instauração do regime autoritário em
31 de março de 1964. Ambas as declarações expressavam, naquele momento, visões
antagônicas relacionadas à seguinte dimensão da cidadania:
a) direitos políticos
b) reparações étnicas
c) direitos sociais
d) oportunidades econômicas
e)
acessibilidade ao ensino
13)
No último mês de janeiro, nas comemorações do
Dia de Martin Luther King, propagou-se, mais uma vez, a frase Black lives matter( “Vidas negras
importam”) , que surgiu nos protestos gerados pela morte de jovem negro, em
agosto de 2014, na cidade norte-americana de Ferguson. A utilização dessa frase
nas comemorações de 2015 aponta para uma contradição existente entre uma
característica da ordem política norte-americana e um impedimento ao pleno
exercício dos direitos civis. Essa característica e esse impedimento,
respectivamente, são:
a) prevalência do republicanismo e existência
de grupos paramilitares
b) legitimidade do associativismo e
regulação dos movimentos populares
c) vigência do ideal democrático e
permanência de desigualdades étnicas
d) garantia da liberdade de
manifestação e monitoramento das redes sociais
e ) existência da isonomia jurídica
e segregação espacial dos negros
14)
No dia 7 de janeiro deste ano, terroristas
islâmicos mataram a tiros de fuzil 12 pessoas e feriram 11 na Redação do
jornal "Charlie Hebdo", em
Paris, O episódio está relacionado à
a) decisão da França em apoiar os rebeldes que tentam derrubar a ditadura síria.
b)
presença militar francesa em território iraquiano.
c)
publicação de charges alusivas ao profeta Maomé.
d) ação
militar do exército francês na Guerra Civil da Argélia.
e)
política francesa de restringir a entrada de imigrantes oriundos de
países de maioria muçulmana.
15)
"Há 40 anos, em outubro de 1975, o jornalista
Vladimir Herzog foi morto nas celas do II Exército. Em janeiro do ano seguinte,
foi a vez do operário Manuel Fiel Filho, que apareceu morto no mesmo local. O
comando do II Exército distribuiu nota dizendo que os prisioneiros haviam se
suicidado, mas a sociedade repudiou os assassinatos".
(Antonio Pedro,
"História do Brasil").
O texto remete o leitor ao fato de que:
a) As mortes de Vladimir Herzog e Manuel Fiel
Filho produziram protestos da população e levaram a ditadura militar a decretar
o AI-5.
b) As mortes de Vladimir Herzog e Manuel Fiel
Filho ocorreram onde funcionava o DOI-CODI e causaram mobilização inédita da
sociedade contra a tortura e a ditadura.
c) As mortes de Vladimir Herzog e Manuel Fiel
Filho ocorreram sob o governo do presidente Médici, no auge da ditadura
militar.
d) As mortes de Vladimir Herzog e
Manuel Fiel Filho ocorreram sob o governo do presidente João Figueiredo, que
tinha como seu ministro do Exército o general Silvio Frota, um dos líderes da
chamada linha dura do regime.
e) As mortes de Vladimir Herzog e Manuel Fiel
Filho ocorreram sob o governo do marechal Costa e Silva e fizeram parte de uma
escalada da repressão promovida pela linha dura do regime contra o Partido
Comunista.
16)
.. a existência de país supõe um território. Mas a existência de uma
nação nem sempre é acompanhada da posse de um território e nem sempre supõe a
existência de um Estado.Pode-se falar, portanto, de territorialidade sem
Estado, mas é praticamente impossível nos referirmos a um Estado sem
território.
Milton Santos, O Brasil, 2000)
Das palavras de Milton Santos, podemos deduzir:
a) Nação, Estado e território são categorias excludentes.
b) Não existe nação sem Estado.
c) A categoria território é imprescindível à existência de um Estado.
d) As fronteiras delimitam os territórios, mas não os Estados.
e) Um Estado é sempre composto por uma única nação.
17)
“Antes se discutia se a Catalunha poderia ser independente e hoje
falamos sobre como seria nossa separação'. É com esta frase que Ignasi Termes,
secretário nacional do movimento independentista Assemblea Nacional Catalana (ANC), define o momento atual que vive
a região espanhola. E não é para menos. A euforia e o medo de uma possível
divisão tomaram a Espanha desde o dia 11 de setembro, quando uma manifestação
levou milhares de pessoas às ruas de Barcelona para pedir a criação de um novo
país”.
(CHAVES, E. Crise na Espanha faz renascer clamor
separatista na Catalunha.Portal Terra, 30 set. 2012..
Disponível em: http://noticias.terra.com.br/mundo. Acesso em: 05 jun. 2015.)
Sobre
a atual situação da Catalunha em relação à Espanha, podemos afirmar que a
região:
a)
é considerado apenas uma província totalmente subordinada ao governo espanhol.
b)
possui o status de autonomia e autossuficiência legislativa, mas não é
independente.
c)
está com a sua independência em curso, que está respaldada pela União Europeia.
d)
apresenta um sentimento popular em favor do socialismo nacionalista espanhol.
e)
é um país independente, porém dominado militarmente pelo governo espanhol.
18)
A aprovação da Emenda Constitucional que
amplia os direitos dos empregados domésticos ajuda a eliminar o “resquício da
escravidão” que há no Brasil.
De acordo com a afirmativa, a criação dessa lei se
relaciona principalmente ao seguinte fator:
a) exclusão política dos
grupos populares
b) hierarquização social nas
condições de trabalho
c) desvalorização econômica
dos empregos formais
d) discriminação étnica nas
qualificações profissionais
e) prática do assédio sexual contra empregadas
domésticas
19) “Se a economia do mundo do século XIX foi
constituí- da principalmente sob a influência da Revolução Industrial
britânica, sua política e ideologia foram constituídas fundamentalmente pela
Revolução Francesa. (...) A França forneceu o vocabulário e os temas da
política liberal e radical-democrática para a maior parte do mundo”.
(HOBSBAWM, Eric. A Revolução Francesa.
Trad. Maria Tereza Lopes Teixeira e Marcos Penchel. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 1996, p. 9)
Sobre a Revolução Francesa, é CORRETO afirmar:
a) O papel dos chamados sans-culottes foi
irrelevante para a Revolução Francesa. Envoltos nas discussões políticas da
nobreza, abdicaram da participação no movimento, pois a postura de verdadeiros
“monarquistas econômicos” fez desta parcela da sociedade um símbolo do
conservadorismo político.
b) A
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 foi um manifesto contra a
sociedade hierárquica de privilégios da nobreza, contudo, algo deve ser
pontuado: não foi um manifesto a favor de uma sociedade democrática e
igualitária. Por exemplo, a propriedade privada era um direito natural,
sagrado, inalienável e inviolável.
c) Apesar de a Revolução Francesa provocar
uma racionalização do Estado francês, a atitude em relação à Igreja manteve-se
igual ao período monárquico. Prova desse respeito ao clero foi a manutenção dos
terrenos da Igreja, a partir de 1790, fortalecendo o poder clerical juntamente
com o nascente poder burguês.
d) O período chamado de Termidor foi o
momento áureo da Revolução com o estabelecimento completo das novas propostas
políticas e econômicas da burguesia. A estabilidade política pode ser
compreendida pela tolerância e equilíbrio entre as novas camadas sociais
francesas respeitadas dentro das propostas da República Democrática Jacobina.
e) Apesar de sempre associado ao movimento
da Revolução Francesa, Napoleão Bonaparte entra em cena apenas no período
chamado de Terror (setembro de 1793 a julho de 1794). Ciente da necessidade de
consolidação das conquistas burguesas Napoleão lidera a “Conspiração dos
Iguais” no chamado 18 de brumário e inaugura o período conhecido como Diretório
(1795 – 1799).
20)
A sociedade contemporânea abriga inúmeros e
diversificados movimentos sociais, dentre eles, os movimentos feministas que
visam à transformação da situação feminina e das relações entre mulheres e
homens na sociedade, em diversos aspectos.
A despeito de suas diversas configurações
– liberal, socialista, radical, pós-moderna, etc., são bandeiras comuns às
diversas agendas femininas
a) a luta contra a discriminação
social no trabalho, o combate à violência de gênero e a elaboração de uma
grande teoria capaz de aglutinar as mulheres e unificá-las no bojo da categoria
universal “mulher”.
b) a luta contra as desigualdades
assentadas sobre as diferenças sexuais dos sujeitos sociais; a igualdade de
oportunidades para mulheres e homens; o combate à violência de gênero.
c) o combate à violência de gênero; a
luta pela preservação de guetos ocupacionais femininos e masculinos; a defesa
de direitos sexuais e reprodutivos.
d) o combate à propriedade privada
como mecanismo de opressão de gênero; a defesa de direitos sexuais e
reprodutivos; a luta contra a discriminação no trabalho.
e) o combate ao feminicídio; a defesa
do casamento tradicional; a liberdade sexual e a legalização do aborto.
21) Entre
o final da década de 1960 e o início da década de 1970, a economia brasileira
obteve altos índices de crescimento. O fenômeno se tornou conhecido como
milagre econômico e derivou da aplicação de uma política que provocou, entre
outros efeitos,
a) êxodo rural e incremento no setor
ferroviário.
b) crescimento imediato dos níveis salariais e
das taxas de inflação.
c) aumento do endividamento externo e da
concentração de renda.
d) estatização do aparato industrial e do
setor energético.
e) crise energética e novos investimentos em
pesquisas tecnológicas.
22)
Após a morte de Tancredo Neves, a Rede
Globo exibiu uma edição especial do “Jornal Nacional” sobre a doença e o
falecimento do presidente eleito intitulada: “O martírio do Dr. Tancredo”. O
suposto caráter heroico do presidente foi destacado: “Era um homem público
predestinado, um homem que tinha uma missão e que iria cumpri-la a qualquer
custo”, comentava Sérgio Chapelin. Tancredo aparecia como aquele que podia ler
na história o que os outros não viam, uma espécie de intérprete profético do
destino coletivo. O mito que ia sendo construído sobre o presidente também se
nutria do caráter inusitado daqueles acontecimentos de março e abril de 1985.
Além da internação na véspera da posse e de uma relativa melhora no Domingo de
Páscoa, Tancredo morreu no dia de Tiradentes.
MARCELINO, Douglas Attila. “Especial Heróis na
mídia - São Tancredo”. Revista de História da Biblioteca Nacional. Edição
Número 54. Rio de Janeiro, Março de 2010, p. 58-61. (adaptado)
Um
dia antes de sua posse, marcada para o dia 15 de março de 1985, Tancredo Neves
foi internado. Após 7 cirurgias, ele faleceu no dia 21 de abril. A construção
de uma memória para este evento histórico por parte da mídia indica que,
a) ao ser eleito pelo voto direto, Tancredo
Neves consolidou a democracia no Brasil e, por isso, sua imagem foi associada
pela Rede Globo à figura de Tiradentes, personagem que se transformou em um
símbolo heroico das instituições republicanas no país.
b)
ao ser consagrado pela Rede Globo como uma espécie de “messias” republicano,
Tancredo Neves foi representado muitas vezes como o maior responsável pela
transição para a Democracia no Brasil, em uma perspectiva personalista da
história.
c) ao ser internado, Tancredo Neves causou
grande comoção no país, impulsionada pela edição especial do “Jornal Nacional”,
demonstrando o temor que a emissora tinha, naquele momento da posse do então
vice-presidente, Ulisses Guimarães, figura política ligada aos militares.
d) ao ser visto como um mártir, Tancredo Neves
passava a representar toda a dor e sofrimento das famílias brasileiras que
perderam seus membros para a ditadura militar nos porões da tortura, reforçando
ainda mais a necessidade da criação de uma Lei de Anistia geral e irrestrita.
e) a vitória de Tancredo Neves no Colégio
Eleitoral deveu-se à Aliança Democrática, uma coalizão que reuniu o PMDB e o
então PDS.
23) A partir de 1961, as Ligas Camponesas -
formas de organização dos trabalhadores rurais - entraram em crise interna,
devido a divergências entre suas lideranças. Uma defendia a adoção das teses da
guerra de guerrilhas e a outra, representada por Francisco Julião e contrária a
esta estratégia, tentou, sem sucesso, unificar novamente a direção do
movimento.
Com
base nessa afirmação é possível dizer que, no decorrer dos anos 1960:
a) a organização dos movimentos sociais no
campo foi aprimorada a partir da fundação de sindicatos rurais evangélicos;
b) os trabalhadores rurais brasileiros deram
início a uma estratégia de ocupação em massa das grandes fazendas, por todo o
Brasil;
c) os trabalhadores do campo foram vítimas do
"perigo comunista", dependendo do Golpe Militar de 1964 para
libertá-los e reestruturá-los com base em acampamentos rurais;
d) os movimentos sociais no campo brasileiro
passaram a ser conduzidos e orientados pela União Democrática Ruralista;
e) a organização dos trabalhadores rurais
brasileiros passou a ser disputada por duas novas forças políticas: a Igreja e
o Partido Comunista Brasileiro (PCB).
24)
Compreender o processo revolucionário socialista ocorrido na Rússia de 1917
implica discernir historicamente os seus autores e as atitudes assumidas por
eles. Desta forma, pode-se afirmar.
a) O partido comunista russo, criado por Marx
e Engels em pleno vigor da lei de exceção imposta pelo Czar Nicolau II, adotou
táticas de guerrilha de elevada eficácia sócio-política, vencendo assim a
guerra revolucionária.
b) O processo revolucionário leninista colocou
um ponto final no período feudal soviético, unindo os comerciantes
revolucionários das principais cidades e os camponeses como anteriormente havia
ocorrido na Revolução francesa de 1789.
c) O comandante do exército bolchevique,
Stalin, assumiu o poder no processo revolucionário expulsando o Czar e nomeando
como seu líder no congresso socialista, Trotski, organizador das barricadas
sindicais na Praça Vermelha.
d) Marx e Bakunin elaboraram os princípios
revolucionários de uma sociedade socialista, no entanto, devido aos intensos
debates entre eles sobre a forma como o processo deveria ocorrer,
distanciaram-se, tornando-se adversários.
e) Proudhon, exilado na Rússia, organizou os
operários em sindicatos comunistas que, na revolução, se integraram ao exército
vermelho chefiado por Kerensky, estabelecendo a estratégia da guerra total
contra o exército branco.
25) [...]
em nenhum dos dois Estados fascistas o fascismo “conquistou o poder”, embora na
Itália e na Alemanha se explorasse muito a retórica de se “tomar as ruas” e
“marchar sobre Roma”. Nos dois casos o fascismo chegou ao poder pela conivência
com, e na verdade (como na Itália) por iniciativa do velho regime, ou seja, de
uma forma “constitucional”. A novidade do fascismo era que, uma vez no poder,
ele se recusava a jogar segundo as regras dos velhos jogos políticos, e tomava
posse completamente onde podia. A transferência total de poder, ou a eliminação
de todos os rivais, demorou mais na Itália que na Alemanha (1933-4), mas, uma
vez realizada, não havia mais limites políticos internos para o que se tornava,
caracteristicamente, a desenfreada ditadura de um supremo “líder” populista
(Duce; Führer).
(HOBSBAWM,
E. A Era dos Extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das
Letras, 1995. pg. 130.) 16
Com base no texto e nos conhecimentos sobre os
fascismos na Itália e na Alemanha, é correto afirmar.
a) Nos fascismo alemão e italiano, o centro da
ação política deslocava-se das aristocracias econômicas e/ou políticas para o
partido único, mobilizador de massas.
b) Os fascismos originaram-se do socialismo e,
por este motivo, as experiências históricas fascistas na Alemanha e na Itália
tiveram violenta oposição das suas burguesias industriais e financeiras.
c) O nazismo, devido ao seu caráter
nacionalista, não reivindicava territórios de outros países, elegendo a
Alemanha como a única pátria e território dos alemães.
d) O fascismo italiano e alemão estimulava a
luta de classes e os conflitos industriais entre o capital (burguesia) e o
trabalho (proletariado).
e) Depois de chegarem ao governo, os partidos
fascistas perderam poder. As organizações paramilitares do nazismo (tropas de
assalto) e do fascismo italiano (squadristi) nasceram para substituir os
partidos fascistas enfraquecidos.
26)
Com base nos dados apresentados acima,
assinale a alternativa correta.
a)
A maior parte dos homofóbicos é do sexo masculino, jovem, branco e desconhecido
da vítima.
b)
Os dados apontam a correlação entre homofobia, faixa etária e questões raciais.
c)
Os casos de homofobia são predominantemente vinculados ao tipo de vida dos
próprios homossexuais, uma vez que se relacionam com pessoas contatadas em
chats ou em locais de pouca segurança, como parques e boates gays.
d) A maior parte dos suspeitos prefere não
informar sua orientação sexual, o que também se aplica ao perfil das vítimas.
e)
Embora porcentagem considerável de mulheres tenham sido vítimas de violência,
não se constata índice relevante de mulheres suspeitas de homofobia.
27)
Há 500 anos sobre a terra Vivendo com o
nome de Brasil Terra muito larga e muito extensa Com a forma aproximada de um
funil Aquarela feita de água benta Onde o preto e o branco vêm mamar O amarelo
almoça até polenta E um resto de vermelho a desbotar Sofá onde todo mundo senta
Onde a gente sempre põe mais um Oh! berço esplêndido agüenta Toda essa galera
em jejum Apesar de Deus ser brasileiro Outros deuses aqui têm lugar Thor,
Exu, Tupã, Alá, Oxossi Zeus, Roberto, Buda e Oxalá Aqui não tem terremoto Aqui não tem revolução É um país abençoado Onde
todo mundo põe a mão Brasil, potência de nêutrons 35 watts de explosão Ilha de
paz e prosperidade Num mundo conturbado E sem razão [...]
Disponível em: http:/letras.terra.com.br
(Fragmento Questão 18 Revista Istoé 2309 – 26/2/2014.
A parte destacada do texto aponta relações com
um aspecto da cultura brasileira conhecida como:
A) miscigenação étnica
B) xenofobia
C) fundamentalismo
D) sincretismo religioso
E) teocentrismo
28)
A charge apresentada faz uma clara alusão à
crise na Ucrânia. Quanto ao tema, assinale a alternativa correta.
a) Desde o século
XVIII, a Ucrânia fazia parte do território do Império dos czares russos e
assim foi até a Revolução Bolchevique de 1917 quando passou a integrar a recém
criada URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas).
b) Com o colapso do chamado comunismo soviético
em 1991, a Ucrânia obteve sua independência
mas não aceitou integrar a CEI
(Comunidade de Estados Independentes).
c) A independência em 1991 fortaleceu também
as tendências políticas nacionalistas, que tentam afastar o país da influência
russa e buscam, ao mesmo tempo, uma aproximação com a Europa Ocidental e EUA.
d) A Ucrânia do Sul
e Oriental é mais próxima à Rússia. Sua população é de maioria russa e que dá
apoio ao governo do atual Presidente
Petro Poroshenko.
e) Os EUA, ao
contrário dos tempos da Guerra Fria, estão ao lado da Rússia na luta contra os
rebeldes separatistas da Ucrânia.
29) Examine
a seguinte imagem, que foi inspirada pela situação da Índia de 1946.
Legenda:
MOSLEM: muçulmano;
NEW CONSTITUTION: nova Constituição;
CIVIL WAR: guerra civil;
FAMINE:
fome.
(A leitura correta da imagem permite concluir
que ela constitui uma crítica
a) à passividade da ONU e dos países do
chamado Terceiro Mundo diante do avanço do fundamentalismo hindu no sudeste
asiático.
b) à oficialização da religião muçulmana na
Índia, diante da qual seria preferível sua manutenção como Estada cristão.
c) ao colonialismo britânico, metaforicamente
representado por animais ferozes prontos a destruir a liberdade do povo hindu.
d) aos políticos que, distanciados da
realidade da maioria da população, não seriam capazes de enfrentar os maiores
desafios que se impunham à união do país.
e) à desesperança do povo hindu, que deveria,
não obstante as dificuldades pelas quais passara durante anos de dominação
britânica, ser mais otimista.
30)
Uma observação comparada dos regimes de trabalho adotados nas Américas de
colonização ibérica permite afirmar corretamente que, entre os séculos XVI e
XVIII,
a) a servidão foi dominante em todo o mundo
português, enquanto, no espanhol, a mão de obra principal foi assalariada.
b) a liberdade foi conseguida plenamente pelas
populações indígenas da América espanhola e da América portuguesa, enquanto a
dos escravos africanos jamais o foi.
c) a escravidão de origem africana, embora
presente em várias regiões da América espanhola esteve mais generalizada na
América portuguesa.
d) não houve escravidão africana nos
territórios espanhóis, pois estes dispunham de farta oferta de mão de obra
indígena.
e) o Brasil forneceu escravos africanos aos
territórios espanhóis, que, em contrapartida, traficavam escravos indígenas
para o Brasil.
31)
O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) foi criado em 1984,
inserido em um contexto de
a) abertura política democrática no Brasil e
de crescente insatisfação com as políticas agrárias nacionais então vigentes.
b) fortalecimento da ditadura militar
brasileira e de aumento da imigração estrangeira para o país.
c) declínio da oposição armada à ditadura
militar brasileira e de aumento da migração das cidades para o campo.
d) aumento da dívida externa brasileira e de
disseminação da pequena propriedade fundiária em todo o país.
e) crescimento de demanda externa por
commodities brasileiras e de grandes progressos na distribuição de terra, no
Brasil, a pequenos agricultores.
32)
O grupo Boko Haram, autor do sequestro, em abril de 2014, de mais de duzentas
estudantes, que, posteriormente, segundo os líderes do grupo, seriam vendidas,
nasceu de uma seita que atraiu seguidores com um discurso crítico em relação ao
regime local. Pregando um islã radical e rigoroso, Mohamed Yosef, um dos
fundadores, acusava os valores ocidentais, instaurados pelos colonizadores
britânicos, de ser a fonte de todos os males sofridos pelo país. Boko Haram
significa “a educação ocidental é pecaminosa” em haussa, uma das línguas
faladas no país.
www.cartacapital.com.br. Acessado em
13/05/2014. Adaptado.
O texto se refere
a) a uma dissidência da Al Qaeda no Iraque, que passou a
atuar no país após a morte de Sadam Hussein.
b) a um grupo terrorista atuante nos Emirados
Árabes, país economicamente mais dinâmico da região.
c) a uma seita religiosa sunita que atua no
Sul da Líbia, em franca oposição aos xiitas.
d) a um grupo muçulmano extremista, atuante no
Norte da Nigéria, região em que a maior parte da população vive na pobreza.
e) ao principal grupo religioso da Etiópia,
ligado ao regime político dos tuaregues, que atua em toda a região do Saara.
33)
Washington parece ter deixado para trás as práticas de intervenções armadas [na
América Latina], uma vez que não houve mais ações desse tipo desde a invasão do
Panamá, em 1989 [...]. A única possível fonte de conflitos semelhantes aos de
décadas anteriores poderia ser a polêmica com a Venezuela, mas o respaldo que o
regime de Chávez desfrutou em muitos países da região [...] sugere que uma
intervenção direta teria custos políticos demasiadamente altos.
(POZO, José del. História da América Latina e
do Caribe. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 342-343.)
A
respeito das relações entre Estados Unidos e países da América Latina, pode-se
afirmar que:
A)
A política externa norte-americana continua se utilizando das práticas de
intervenção direta e apoio a ditaduras militares, como forma de manter os seus
interesses na América Latina.
B) A adesão dos governos latino-americanos às
políticas neoliberais, como ocorre na Venezuela, Equador e Bolívia, criou um
contexto favorável aos interesses norte-americanos.
C) Um pacto entre EUA e América Latina
estabeleceu práticas de colaboração econômica e política, tornando
desnecessário e inadmissível qualquer forma de intervenção.
D) A existência de governos nacionalistas
contrários ao neoliberalismo fez a política externa norte-americana recuar e,
inclusive, fechar as suas bases militares na América Latina e Caribe.
E)
Um novo padrão de dominação norte-americano se estabeleceu na América Latina, o
qual não mais prescinde dos marcos legais da democracia liberal.
34)
A partir da primeira década do século XIX, a América espanhola vive uma série
de movimentos pela independência. Esses acontecimentos são marcados por
A) declarada participação norte-americana nas
revoltas contra a metrópole, com vistas à garantia dos mercados sul-americanos.
B) atuação dos indígenas associados aos
criollos para a reorganização da política agrária da América
.
C) forte protagonismo das elites criollas
interessadas no livre comércio e na autonomia política da América.
D) disputa entre as companhias de comércio e
os colonos independentes pelo controle dos espaços agrários.
E) movimentos abolicionistas e política
imigratória em todos os vice-reinados.
35) Leia os textos
e responda a questão.
TEXTO I
A
Europa entrou em estado de exceção, personificado por obscuras forças
econômicas sem rosto ou localização física conhecida que não prestam contas a
ninguém e se espalham pelo globo por meio de milhões de transações diárias no
ciberespaço.
(ROSSI, C. Nem fim do mundo nem mundo novo. Folha de S.Paulo, 11 dez. 2011 (adaptado).
(ROSSI, C. Nem fim do mundo nem mundo novo. Folha de S.Paulo, 11 dez. 2011 (adaptado).
TEXTO
II
Estamos imersos numa crise financeira como nunca tínhamos visto desde a Grande Depressão iniciada em 1929 nos Estados Unidos.
(Entrevista de George Soros. Disponível em: www.nybooks.com. Acesso em: 17 ago. 2011 (adaptado).
A comparação entre os significados da
atual crise econômica mundial e do crash
de 1929 oculta a principal diferença entre essas duas crises,pois
a) o crash da Bolsa em 1929 adveio do
envolvimento dos EUA na I Guerra Mundial e a atual crise é o resultado dos
gastos militares desse país nas guerras do Afeganistão e Iraque.
b) a crise de 1929 ocorreu devido a um quadro de superprodução industrial nos EUA e a atual crise resultou da especulação financeira e da expansão desmedida do crédito bancário.
c) a crise de 1929 foi o resultado da concorrência dos países europeus reconstruídos após a I Guerra e a atual crise se associa à emergência dos BRICS como novos concorrentes econômicos.
d) o crash da Bolsa em 1929 resultou do excesso de proteções ao setor produtivo estadunidense e a atual crise tem origem na internacionalização das empresas e no avanço da política de livre mercado.
e) a crise de 1929 decorreu da política intervencionista norte-americana sobre o sistema de comércio mundial e a atual crise resultou do excesso de regulação do governo desse país sobre o sistema monetário.
36)
Malala
Yousafzai: uma ativista paquistanesa, é a pessoa mais nova a ser laureada com
um prêmio Nobel da Paz em 2014, por sua luta pela educação.
Malala
Yousafzai nasceu em 12 de julho de 1997, numa região montanhosa e tribal ao
noroeste do Paquistão e próxima à fronteira com o Afeganistão. A situação geral
da educação no país é de extrema precariedade e, segundo a Organização das
Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o país tem mais
de cinco milhões de menores entre 5 e 11 anos que não frequentam a escola,
sendo que duas em cada três crianças são meninas.
A frase de Malala Yousafzai que se tornou um
ícone para a educação é:
(A) “Temos que combater a pobreza com a
educação”
(B) “A revolução de maior sucesso seria aquela
feita com armas da educação”
(C) “Uma criança, um professor, um livro e uma
caneta podem mudar o mundo”
(D) “Justiça é dar o mesmo direito à educação
para homens, mulheres e crianças”
(E) “Se eu fosse assassinada por educar
crianças, não haveria forma melhor de morrer”
37) Segundo a ONU, o mundo tem 50 milhões de refugiados, o maior número desde a
Segunda Guerra. Apenas em uma
semana, pelo menos 4 embarcações afundaram com imigrantes que faziam a
travessia do Mediterrâneo, a partir do norte da África em direção a Europa.
Desde 1º de janeiro de 2015, a Organização Internacional de Migração (OIM)
estima que cerca de 2 mil pessoas morreram no trajeto, cifra que deve superar de
longe os 3.200 no ano passado.
(Globo online, abril de 2015. Adaptado)
Sobre o fato descrito no texto, podemos afirmar que
(A) Nos últimos
anos , os EUA
receberam a maioria dos refugiados no mundo, que deixam suas terras para
escapar principalmente de conflitos étnicos,religiosos e dificuldades
econômicas.
(B) Em 2014, os sírios lideraram as
solicitações de asilo para a Europa e outras áreas do mundo, situação amenizada
com o fim da guerra civil na Síria.
(C) A partir de
2014, do Irã, país mais afetado pelas
ações do Estado Islâmico no Oriente Médio , pedidos de asilo político foram
solicitados de forma crescente.
(D) A imigração é
tema polêmico na Europa, principalmente com o avanço de partidos de
extrema-esquerda, que defendem leis anti-imigração.
(E) A travessia do Mediterrâneo é feita em
botes ou em embarcações superlotadas, sem os mínimos requisitos de segurança,
por traficantes de pessoas.
38) Em 2015, completam-se 40 anos da
independência de Angola e Moçambique.
Sobre esse fato,
assinale a alternativa correta :
a) A Inglaterra,
abalada ao final da Segunda Grande Guerra, concedeu a independência aos dois
países africanos.
b) O fim da
ditadura salazarista estimulou o crescimento dos movimentos nacionalistas
pró-independência na África portuguesa.
c) O contexto da guerra fria pouco influenciou o
processo de descolonização dos países africanos.
d) A descolonização do continente africano,
acelerada a partir do final da primeira guerra mundial, resultou numa série de
conflitos envolvendo os vários grupos étnicos em disputa pelo poder regional.
e) Após a independência, Angola e Moçambique
viveram guerras civis que culminaram em ditaduras de direita apoiadas pelos
EUA.
39) A Guerra de Canudos, de 1896 a 1897, foi um
dos principais conflitos que marcaram o início do período republicano no
Brasil. Os prisioneiros retratados na foto são sobreviventes dessa guerra,
sertanejos vítimas de exclusão social e política.
Os fatores responsáveis por essa exclusão, naquele contexto, foram:
Os fatores responsáveis por essa exclusão, naquele contexto, foram:
a) êxodo rural -
voto de cabresto
b) desemprego -
reação monarquista
c) crise agrícola -
sincretismo religioso
d) concentração
fundiária – coronelismo
e) seca – fanatismo
40) “Um
fenômeno curioso é como a senhora é mais falada do que amada, exaltada do que
praticada, evocada do que realizada. Veja o Brasil. Desde a queda do Império, a
senhora foi sequestrada por nossas elites e, embora o nosso povo continue a
pagar, como resgate, cotas de sofrimento e miséria, continua impedida de ganhar
praças e ruas. Quando tentou fugir do cativeiro, seus áulicos a puniram com
rigor, fazendo-a desaparecer de nosso cenário político, como ocorreu no Estado
Novo, na década de 30, e na ditadura militar, entre 1964 e 1985.”
(Frei Betto.
Folha de S.Paulo, 10 jul. 2002.)
No texto
apresentado, o autor escreve a uma senhora imaginária que, para ele, representa
um regime político. Trata-se da
a) monarquia.
b) ditadura.
c) democracia.
d) oligarquia.
e) tirania.
GABARITO :
1C/ 2B/
3C/ 4A/ 5C/ 6A/ 7E/
8C/9A/10C/11C/12A/13C/14C/15B/16C/17B/18B/19B/20B/21C/22B/23E/24D/25A/26B/27D/28C/29D/30C/31A/32D/33E/34C/35B/36C/37E/38B/39D/40C
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